EconomiaNegóciosTecnologia

ECONOMIA. Tecnoparque, no DI, já atrai a atenção de empresários e investidores

Recebi, e por sua óbvia importância reproduzo, material produzido pela Dois Agência de Conteúdo, que presta serviços de assessoria de comunicação à Associação Distrito Vivo. O texto é assinado por João Miranda Filho. Acompanhe:

Tecnoparque é destaque no Distrito Industrial

Ampliar o desenvolvimento, fomentar a inovação e empreendedorismo. Esses são apenas alguns dos objetivos da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria, em fase de construção no Distrito Industrial. Antes mesmo de receber as empresas que farão parte da iniciativa, o Tecnoparque já atrai a atenção do empresariado local e investidores do setor. Segundo o Diretor-presidente do Tecnoparque, Sr. Elton Regis Cordero Spode, o projeto dará ênfase à intenção de aproximar universidades e empresas, ao propiciar a cooperação entre pesquisadores, empreendedores e a convergência de interesses a fim de promover o desenvolvimento econômico e social de Santa Maria.

Spode afirma que esse processo de aproximação empresas-universidades já existe, porém, era preciso um mecanismo, como um catalisador, que dinamizasse e acelerasse o processo, além de propiciar geração de renda e emprego. Além disso, o projeto abrange também a rede de ensino fundamental, médio e técnico, ao investir na capacitação desde a base.

Um dos trunfos da iniciativa, segundo o Diretor, é a presença do Tecnoparque no Distrito Industrial: “no Distrito podemos receber empresas de base tecnológica que necessitem ter seu núcleo de P&D (pesquisa e desenvolvimento) dentro do Parque e que também irão necessitar de espaço para áreas de produção. Aí o fato de estarem no Distrito Industrial de Santa Maria irá consistir em uma vantagem, pois poderão expandir as atividades no próprio Distrito”. Uma das razões que norteiam essa afirmação de Spode são experiências semelhantes em outras cidades, porém lhes falta algo mais: “algumas empresas em parques tecnológicos nas universidades de Porto Alegre não tem sua planta fabril próxima ao parque, o que limita suas ações”.

Salienta-se que os resultados a ser obtidos não serão imediatos, visto que existe a necessidade adequar e dotar as empresas de instrumentos apropriados à pesquisa e desenvolvimento, estes voltados tanto aos empreendimentos de tecnologia já existentes e os que irão surgir a partir do início das atividades.

Indústrias e empresas de base tecnológica interessadas em instalar-se no Tecnoparque podem acessar o site da Associação para conferir o edital [http://www.santamariatecnoparque.com.br/]. Um dos critérios de seleção para as empresas que desejam fazer parte da iniciativa é disposição de firmar convênios com instituições de ensino e pesquisa. Atrair empreendimentos da área de defesa, saúde, eletrônica, nanotecnologia e de Tecnologia da Informação (TI) é uma das propostas, visto que Santa Maria é ponto estratégico-militar importante e reconhecido como pólo educacional de excelência.

A Polo Electro, empresa fabricante de produtos voltados à geração e distribuição de energia elétrica, integrante da Associação Distrito Vivo, já marcou presença no Tecnoparque.

O Santa Maria Tecnoparque é fruto da parceria entre Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Sindicato de Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM) e conta com o apoio da Associação Distrito Vivo.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo