Eleições 2012PesquisaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Pimenta fará pesquisa. E não só para saber se deve ou não concorrer

Pimenta na Câmara Federal. Ele quer saber o que pensa o eleitor (foto Leonardo Prado/ACN)

A colega Priscila Abrantes publicou, neste sábado, na coluna APARTE, do Diário de Santa Maria, a informação segundo a qual o deputado federal Paulo Pimenta “irá realizar uma série de reuniões nos bairros e vilas para ouvir o que os santa-marienses preferem: ele como deputado ou prefeito”.

A notícia é verdadeira. O parlamentar vai papear com eleitores. Mas fará bem mais que isso, conforme fontes próximas a Pimenta, com as quais o sítio conversou neste final de semana. O deputado fará uma pesquisa científica, contratando instituto especializado. E que abarcará toda Santa Maria, e não apenas a periferia.

Mas, além de saber se o eleitorado quer vê-lo ou não candidato, o questionário, já em fase de elaboração, e que será aplicado entre agosto e setembro (a data ainda é indefinida), vai propor outras questões, tão o mais relevantes. Uma delas, talvez a principal, é aferir a vontade do eleitorado em relação aos outros nomes petistas para a Prefeitura. Aí serão listados, além dele, também Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira. Mais que conhecer a opinião popular sobre ele mesmo, a ideia do deputado é saber qual o petista mais competitivo, para 2012.

Uma segunda fonte, contatada pelo editor e que convive com Pimenta, diz ter ouvido dele que a ideia inicial é não concorrer, de vez que, no entendimento do deputado, o melhor lugar dele, para Santa Maria, é Brasília. Mas pode mudar de ideia, dependendo do resultado da pesquisa. E mais: “o PT não deve abrir mão do protagonismo nas eleições”. Isso se deve ao sucesso de 2010, com a eleição de Tarso Genro ao Piratini e Dilma Rousseff ao Planalto. Nesse contexto, seria importante, “do ponto de vista estratégico”, ter um prefeito petista em Santa Maria, estaria pensando Pimenta.

Pooois é. De todo modo, três questões estão prontas, na cabeça do deputado, e serão incluídas na pesquisa científica já contratada:

1)      Se não for Pimenta, quem poderia ser o candidato do PT? A pergunta é aberta, o eleitor responde um nome sem que lhe seja dada qualquer sugestão. Com isso, pretende-se aferir a possibilidade de surgir um nome que não seja um dos já postos na opinião pública.

2)      Quem, do PT, você votaria para prefeito? Nesta, constarão, além de Pimenta, também Valdeci, Fabiano e os vereadores Luiz Carlos Fort, Jorge Trindade e Helen Cabral.

3)      Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria, para prefeito de Santa Maria? Nessa, constarão os três nomes principais do PT e também os de Cezar Schirmer (PMDB) e Jorge Pozzobom (PSDB).

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: Paulo Pimenta, de fato, não quer ser candidato a prefeito. E só será se a pesquisa apontar seu nome, mais que preferido do PT, também potencialmente competitivo em relação a Schirmer e Pozzobom. Também é possível apostar que, na hipótese de não ser ele o candidato, sua preferência explícita é por Valdeci Oliveira. Se, ainda assim, o deputado estadual não quiser concorrer, Pimenta apoiaria um quarto nome. E não o de Fabiano. Hein? Isso mesmo. Qualquer cogitação fora dessas possibilidades não irá além do discurso. E quem seria este quarto nome? A resposta a esta pergunta nem mesmo Ele sabe, quanto mais este repórter.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Alguns barões da politica local vão se esvaindo e caem no ostracismo e naturalmente surgem outros… Essa estória toda, parece com a do sapo: … me atirem no fogo e não na água!

  2. Eu como santa-mariense quero o Pimenta em Brasília, com ele passamos a entender que nao é o prefeito que faz as obras e que é o Governo Federal com a articulação de um grande deputado que traz as obras para sua cidade…a prefeitura só executa…

    Pimenta em Brasília.

  3. Marcos Avelar :
    Acho que é legítimo o Pimenta antes de levar o debate para o PT ouvir a sociedade.Muitos partidos democráticos fazem isso, em determinados casos realizam “primárias” com participação da população como um todo e não só os filiados.Com certeza isso é muito melhor que um acordo de cúpula, ai sim, o que pesa são os interesses pessoais e os acordos de poder.

    Marcos
    Concordo contigo quanto a consulta. O que me refiro é que o PT deixou de fazer o debate interno há muito tempo. Aqui em Santa Maria todo mundo sabe dos problemas e ninguém tem coragem de enfrentar. Fica todo mundo fingindo estar tudo bem enquanto o que prevalece é a vontade de um ou de outro isoladamente. A minha concepção de Partido vai um pouco além disto que aí está.
    Abraço

  4. Acho que é legítimo o Pimenta antes de levar o debate para o PT ouvir a sociedade.Muitos partidos democráticos fazem isso, em determinados casos realizam “primárias” com participação da população como um todo e não só os filiados.Com certeza isso é muito melhor que um acordo de cúpula, ai sim, o que pesa são os interesses pessoais e os acordos de poder.

  5. , Pimenta apoiaria um quarto nome. E não o de Fabiano. Hein? Isso mesmo. Qualquer cogitação fora dessas possibilidades não irá além do discurso. E quem seria este quarto nome?que esta dizendo não sou eu e sim as manifestações.SCHIRME ESTA É A ARTICULAÇÃO DE NIVEL FEDERAL.
    Que tal ver CLAUDIO ROSA mordendo a língua mais o R.Ferraz ea Vereadora HELEN TAMBEM.
    Bom de ver os TRÊS de lado a lado capaz de brigarem agora para ver qual dos dois enrola mais o povo ou grita mais? Bom ai se ajunta o R.Ferraz e forma um sindicato em defeza mas ainda acredito que o Forte vai ser o vice de schirmer..pois o senhor jorgão tem que arumar os pares?eos pasmi pra depois querer ir adiante.

  6. Acho uma boa idéia a pesquisa. Ouvir o eleitor é uma forma interessante de decidir. Valeu mesmo Pimenta,estou curioso para ver o resultado.Claudemir tu poderia ser o divulgador dessa pesquisa.

  7. Concordo que Valdeci deixou a cidade esburacada. Lembro bem do buraco do viaduto da Gare, dos buracos da obra do Cadena na vila Lídia. Enfim, muitos buracos mesmo. Até por que, para fazer obras geralmente tu faz buracos.
    Quanto ao candidato petista, acho que tem que parar de frescura. Temos três nomes competitivos e pronto. Qualquer coisa diferente disto, é invenção, é jogar para a mídia.
    O que deveria estar acontecendo, em vez de pesquisa externa, era o PT se reencontrar como partido, se comportar como tal. Juntar as forças internas e lá na instância adequada fazer este debate. Não sendo assim pode parecer que não há realmente um projeto de partido e sim, projeto pessoal.
    Todos sabem que apoio Fabiano Pereira. Para deputado fiz campanha para ele e o Valdeci. O nome que for escolhido no debate interno defenderei com a mesma disposição. Mas, que fique bem claro: Com debate interno, não com imposição. Somos um partido de condição invejável em Santa Maria. Qual outro partido tem tantos nomes de qualidade como o nosso? Portanto, não aguentaria perder novamente para nós mesmos.

  8. Cada elogio ao Pimenta e Valdeci desmerecem todos demais… um resto, limitados a mero coadjuvantes… Fabiano emplaca se os dois deixarem, é opção de segunda. Pena, desqualificarem os demais, exaltando uma dupla.
    Pimenta e Valdeci são maiores que o PT.

  9. @gaucho
    GAÚCHO
    Você só pode ser um alienado político ou um PT de carterinha. Isso que você escreveu JAMAIS acontecerá, e sua nominata de vereadores, só 4 tem condições.

    Abraços.

  10. Nunca fui petistas e nem partidário, mas depois de 2008, passei a votar em quem realmente trabalha para a cidade. Tinha a esperança de uma cidade melhor com a fusão de Jorge, Pozzobon e Schirmer e me ARRENPEDI profundamente.

    Por isso, passei a votar em Pimenta. Considero ele um dos maiores ícones políticos de nossa região. Assim, a prefeitura com Valdeci e Pimenta segurando a retaguarda em Brasília é o caminho mais coerente pra Santa Maria….

  11. Valdeci e Pimenta estão conversando com seus grupos.o pimenta e o valdeci ganharian se forem candidados mas a estratégica pode ser outra.Pode estar surgindo á uma NOVA CHAPA.HELEN CABRAL/RICARDO JOBIM.
    Uma grande bancada de vereadores o PT esta se preparando para eleger.FORT,JORJÃO,VALDIR OLIVEIRA,DANIEL DINIZ,RICARDO BLATTES,LORENI MACIEL,VILMAR GALVÃO,BARBARA BASSOTO.

  12. Ah…ja esqueceram como valdeci deixou a cidade ??? cheia de buracossss….e vereadores não tem votos para tanto.
    Pimenta não deixará um salario milionario e suas emendas que são otimas .
    Agora que Santa Maria começou a se desenvolver….ficara como o estado obras iniciadas….todas paradas.

  13. Francisco Vila Nova :
    Os vereadores não tem força ainda para serem candidatos, muito menos prefeitos de Santa Maria, Valdeci é um otimo representante na Assembleia, Pimenta é um OTIMO Deputado Federal, Santa Maria não pode perder o seu melhor e maior representando em Brasilia, o melhor mesmo para Santa Maria seria o Fabiano que esta sem mandato e é apenas um CC (bem grande por sinal) do governo Tarso. Qualquer outro candidato seria uma perda por outro lado politico.
    Claro que Valdeci ou Pimenta seriam otimos prefeitos, mas seria uma perda para Santa Maria não te-los nos representando como Deputados e trazendo emendas e projetos para a cidade.

    Desculpa furada, é tão bom lá que não queremos aqui.

  14. Os vereadores não tem força ainda para serem candidatos, muito menos prefeitos de Santa Maria, Valdeci é um otimo representante na Assembleia, Pimenta é um OTIMO Deputado Federal, Santa Maria não pode perder o seu melhor e maior representando em Brasilia, o melhor mesmo para Santa Maria seria o Fabiano que esta sem mandato e é apenas um CC (bem grande por sinal) do governo Tarso. Qualquer outro candidato seria uma perda por outro lado politico.

    Claro que Valdeci ou Pimenta seriam otimos prefeitos, mas seria uma perda para Santa Maria não te-los nos representando como Deputados e trazendo emendas e projetos para a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo