EXCLUSIVO. Se tudo correr bem, Casa de Cultura poderá estar restaurada em dois anos. Saiba como e por quê
O editor do sítio teve acesso, neste final de semana, a um material oficial que dá conta de uma ótima notícia: a restauração da Casa de Cultura, um patrimônio dos santa-marienses. Não será, claro, imediatamente. Mas, da leitura atenta se permite supor que teremos um prédio em acordo ao seu fim, em dois anos – no máximo, quem sabe, dois anos e meio.
Mas, como isso se dará? Explico:
Nesta terça, no início da noite, no auditório do Centro Administrativo, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da Associação de Amigos da Casa de Cultura de Santa Maria se reúne com representantes de todos os segmentos das artes do município. Pelo menos, chamados foram. E nesse dia, horário e local serão convidados a participar do lançamento do diagnóstico participativo que formará a base do projeto arquitetônico de restauro e readequação do espaço.
Já foi construída, inclusive, uma agenda de atividades a ser cumprida, de maneira que atenda às necessidades da comunidade cultural no que toca a espaços, equipamentos e, claro, sustentação econômica posterior. Assim é que, nesta terça, será dado a conhecer esse cronograma que prevê a realização de:
Diagnóstico participativo
Levantamento cadastral
Projeto arquitetônico e complementares
Projeto para leis de incentivo
Captação de recursos
Obras
Instalação dos espaços e equipamentos
Inauguração da casa de Cultura
Também na noite desta terça, profissionais já contratados pela Associação de Amigos da Casa de Cultura para desenvolver o projeto, apresentarão o histórico das ações, cronograma, metodologia do diagnóstico participativo e um breve descritivo técnico sobre o levantamento cadastral, projetos arquitetônicos e complementares. Quem contribuiu para a realizaçã do diagnóstico foi o professor Alberto Bracagioli Neto, que estará presente ao encontro e papeará com os convidados para definir o calendário de encontros do grupo.
Mais: este sítio apurou que na quarta e na quinta-feiras já acontecem as primeiras entrevistas do planejamento participativo- em processo que se esgota já no mês que vem. Ao mesmo tempo, a arquiteta Berenice Pinto da Costa, especialista em patrimônio arquitetônico, fará o levantamento cadastral do imóvel.
Seguidas as demais fases, inclusive com o o projeto arquitetônico da restauração, seu orçamento e o plano para sustentar a Casa quando pronta, se passará à etapa mais difícil, talvez: buscar recurso via sistemas culturais do Estado e da União e/ou a obtenção do aval para a busca de financiamento de empresas privadas através de renúncia fiscal.
Pelo que foi possível descobrir, ainda na noite desta sexta, a prefeitura vai bancar a primeira fase do projeto, através de convênio com a Associação de Amigos da Casa de Cultura e de projetos complementares, a ser elaborados pelo Escritório da Cidade.
Se tudo correr de acordo com o figurino, as obras de restauração poderáo iniciar já em janeiro de 2012, estando concluídas em um ano e meio no máximo. Por isso, a expectativa de que a Casa de Cultura, completamente pronta e restaurada possa estar disponível em dois anos, a partir de agora.
Que tal?
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.