CidadaniaHistóriaMemóriaPolítica

JOBIM, NÃO! Afinal de contas, quem está com medo da “Comissão da Verdade”?

Apurar violações aos direitos humanos ao tempo do regime militar. Esse é o objetivo da chamada “Comissão da Verdade”, em vias de instalação, reunindo gente de todos os segmentos possíveis – a composição ainda é negociada.

Quem, afinal, tem medo dela? Palpite claudemiriano: só quem violou os direitos humanos. Quem mais? Não o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que reafirmou esse compromisso, ao mesmo tempo em que deu sua própria opinião, como você lê em material publicado na revista eletrônica Brasília Confidencial. A seguir:

Jobim: criação da Comissão da Verdade não é retaliação

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou neste domingo(8) após a cerimônia de entrega da “Medalha da Vitória”, no Rio de Janeiro, que a criação da Comissão da Verdade não é uma retaliação aos militares que atuaram na repressão durante a ditadura militar (1964-1985).“É a recomposição da memória histórica para que também tenhamos segurança em relação ao futuro, não tem nenhum objetivo, nem retaliatório, nem investigatório”, ressaltou o ministro. Ele afirma que este é um compromisso firmado desde que assumiu o ministério e também do Presidente Lula.

“Tem sim, um sentido da recuperação da memória que é um compromisso desde que nós assumimos a pasta e um compromisso que vinha desde o Presidente Lula”, lembrou. Jobim enfatiza que está confiante na instalação, ainda neste mês, da Comissão da Verdade, que irá apurar violações dos Direitos Humanos durante o regime militar…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Muitos temem a Comissão da Verdade. Os dois lados. Pois infiltrados nos dois lados existiram bandidos e assassinos. Esses devem, se vivos, estar com medo. Militares cometeram diversos crimes contra a pessoa humana e os direitos individuais. No mesmo campo alguns ativista de esquerda cometeram as mesmas barbáries, ou seja sequestraram, assaltaram bancos e mataram civis. Nós cidadãos de bem temos que exigir que a Comissão da Verdade seja imparcial e apure os crimes cometidos por quem quer que os tenha cometido (da direita ou da esquerda). O que queremo é passar o Brasil a limpo.

  2. É fundamental que o Brasil se encontre com seu passado.

    Acho necessário também que seja lançado um olhar crítico sobre as ações de ambos os lados, pois se a busca é por justiça e verdade, este assunto não pode ser apenas um acerto de contas visando transformar heróis do passado em bandidos do presente e vice-versa.

    Se há culpados, que sejam nominados, julgados, que respondam por seus crimes, tanto os que torturaram nos porões do DOI-CODI quanto os que sequestraram em nome de uma causa.

  3. O medo de muitos talvez não seja de retaliações e até mesmo de prisão, mas as pessoas que lutaram e que muitoooooooos estão em partidos de esquerda, principalmente no PT, querendo indenizações do governo, e este, é claro, vai se esforçar para pagar, até pq, començado pela presidenta, vão beniciciar a companheirada.

  4. Do que os militares tem medo? Eles não pensaram que as mães, os estudantes e os artistas, também sentiam dor? E não tiveram medo de lutar por um pais democrático e livre?
    Do que os militares tem medo, retaliação? Não chega nem aos pés de uma tortura. Ninguém vai tortura-los, massacra-los e nem suas mães vão ficar procurando milico nos lixões da cidade. Em nome da defesa anti-comunista, arbitrariedades anti-humanas foram feitas, que são inerentes do próprio sadismo da criatura humana, que sente prazer com a dor alheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo