EducaçãoPolíticaPrefeitura

PARA ANOTAR. Superevento torna Santa Maria referência em debate jurídico/político

Será na sexta-feira e no sábado, no Itaimbé Palace Hotel. Trata-se do I Congresso Internacional de Política e Direito de Santa Maria, um superevento gestado há coisa de três meses (modéstia às favas, este sítio, aliás um dos apoiadores da promoção, acompanha desde o início), traz à cidade verdadeiras sumidades em suas áreas – seja no âmbito político ou jurídico.

A eles, claro, se somam os muitos nomes importantes da própria boca do monte, que não fica nada a dever no que toca ao ensino e à discussão das ciências jurídicas. Aliás, antecipo também os nomes de alguns dos que presidirão as mesas de debate. Arnaldo Araújo Rodrigues, por exemplo, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, da OAB/RS, coordena o seminário Sociedade e Reforma Política.

Mas não é o único. Também estarão às mesas de debates, como mediadores das discussões, entre outros, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, Cristine Zanela, Gilmar Bedin, Ricardo Jobim e este (nada humilde, neste momento) editor – que coordenará o debate sobre “Sociedade, Mídia e Justiça”, que terá como debatedores o jornalista e deputado federal Paulo Pimenta e o professor e advogado Bruno Seligman de Menezes.

A Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura produziu amplo material, com detalhes acerca do que acontece no final da semana, inclusive trazendo os nomes de todos os participantes e seus currículos. Vale a pena conferir o texto assinado pela jornalista Vera Jacques. A seguir:

 “Inicia na sexta-feira (13) o maior evento jurídico da região, alusivo ao aniversário da cidade 

Além de atividades culturais, esportivas e artísticas a programação alusiva aos 153 anos de emancipação político-administrativa de Santa Maria também irá contar com um grande evento jurídico.  Na sexta-feira (13) será realizada a cerimônia de abertura do I Congresso Internacional de Política e Direito de Santa Maria e XXV Ciclo de Estudos Jurídicos. A solenidade, que acontecerá às 19h, no Hotel Itaimbé, contará com a presença do prefeito Cezar Schirmer, do coordenador do Procon/SM, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SM), vereadores e demais autoridades municipais. O governador Tarso Genro, que estará na cidade coordenando a interiorização do governo do Estado, foi convidado para fazer a abertura do evento jurídico.

O coordenador científico do evento, o advogado e titular da Coordenadoria de Defesa do Consumidor do Município, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, ressalta que o Congresso terá palestrantes reconhecidos em âmbito nacional e internacional, entre eles, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o promotor João Marcos Adede y Castro, deputados estaduais e federais e professores universitários. Os palestrantes tratarão de temáticas polêmicas e contemporâneas que permeiam o direito e a política. “O evento reveste-se de extrema importância pela qualificação dos palestrantes convidados e pertinência dos temas selecionados, permitindo-se concluir que será um dos maiores eventos jurídicos dos últimos anos ocorridos na região”, assegura Ferreira.

Um dos objetivos do Congresso, segundo o coordenador científico, é identificar Santa Maria entre as cidades de referência em construção do saber jurídico e envolvimento político. “Permitindo-se assim, o reconhecimento do município como pólo regional do verdadeiro panteão do saber jurídico, cumprindo o seu papel crítico e consciente para qualificar ações, procedimentos, e o pensar do direito como ciência autônoma, porém interligada aos interesses e necessidades sociais”, ressalta Amaral Ferreira…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É a primeira vez em Santa Maria, que se faz no mês de aniversário, tantos eventos importantes voltados, para Política, Desenvolvimento e não deixando de lado o ser Social. Nomes importantes da política e temas “versados” e “diversados” ao mesmo momento de discussão do PPA e a interiorização do Estado com a presença do Governador Tarso Genro!!!!! Parabéns Santa Maria!!! A mais bela aniversariante do sul do RS!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo