AssembleiaEconomiaEstado

PELO CARVÃO GAÚCHO. Frente parlamentar lançada na AL. Valdeci e Schmidt coordenam

Representantes do setor e da região carbonífera também compareceram à Assembleia

Com direito à presença de representante do Governo do Estado e de pelo menos três partidos, foi lançada esta tarde, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão. O ato, presidido pelo comandante do Poder Legislativo, Adão Villaverde (PT), também significou a assunção, nas funções de coordenadores da Frente, dos petistas Valdeci Oliveira e Luiz Fernando Schmidt.

A primeira atividade pública já convocada é uma audiência marcada para 15 de junho, como conta (entre outros detalhes do ato de hoje) a assessoria de imprensa do deputado santa-mariense. O texto e a foto são de Rita Barchet. Acompanhe:

Assembleia lança Frente em Defesa do Carvão

O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, lançou oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral Gaúcho, na tarde desta terça (10), em Porto Alegre. O lançamento ocorreu no salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha. Na solenidade, os deputado estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Luís Fernando Schmidt (PT)  foram definidos como coordenadores do grupo.

Como o lançamento oficial, a frente começará a realizar audiências públicas e reuniões com o Governo do Estado, Companhia Regional de Mineração, empresas e trabalhadores do setor e Governo Federal para debater formas de potencializar a exploração das 28,5 bilhões de toneladas de carvão que existem no solo gaúcho. “Grande parte das jazidas deste mineral estão na Metade Sul do Estado. Uma região pobre economicamente, mas que tem uma riqueza dessa no seu subsolo sem ser aproveitada da maneira ideal”, destacou o deputado Valdeci Oliveira.

O deputado Schmidt também ressalta o potencial econômico da mobilização. “Esta Frente Parlamentar visa um reforço político no sentido de investimentos necessários no setor, para que voltemos a patamares anteriores de geração de emprego e renda na área do carvão, e também para que se amplie, ao longo do tempo,  a produção na região carbonífera e em outras regiões possuidoras dessa matéria-prima.”

Audiência pública – A Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral realizará uma audiência pública para discutir as alternativas de aproveitamento das jazidas gaúchas de carvão,  na Assembleia Legislativa no dia 15 de junho,  no Plenarinho do Palácio Farroupilha , às 9h30. Após ter seu requerimento aprovado por unanimidade pela comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), vai convidar os setores envolvidos na cadeia do carvão para discutir a pauta no Parlamento.

Estiveram presentes no lançamento o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas; os representantes da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Clóvis Ilgenfritz da Silva;  da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Luiz Antonio Antoniazzi; da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Ruy Mülse; do Sindicato dos Mineiros, Oniro da Silva Camilo; do Sindicato Nacional da Industria de Extração de Carvão Mineral, Ignácio Resende e da Associação do Vereadores da Região Carbonífera, Vereador Samil Cubal. Também compareceram ao evento, o Secretário de Estado Adjunto da Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, representando o governo do Estado; o deputado estadual Diógenes Baségio (PDT); o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) e o deputado catarinense, Valmir Comin (PP).’

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo