Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresHistóriaSanta Maria

SEMANA DA CÂMARA. Entregues títulos de benemerência. Entre eles os de Erony Paniz e do arcebispo Dom Helio

Os quatro homenageados, no início de uma sessão em que o que não faltou emoção

Aconteceu agora à noitinha, no plenário e com as galerias lotadas, a sessão solene para entrega de títulos de benemerência da Câmara de Vereadores. Mas essa não foi a única atividade do dia, na Semana da Câmara. Também aconteceu, entre outros fatos, o lançamento da Campanha do Agasalho.

Confira, a seguir, com destaque para a sessão de agora há pouco, o material do dia, produzido pela assessoria de imprensa do parlamento. O texto é de Beto São Pedro. A foto (dos distinguidos) é deste editor. Acompanhe:

“…Plenário lotado na entrega dos Títulos de Benemerência

Dirigida pela presidente Sandra Rebelato, a sessão solene para a entrega dos Títulos de benemerência e Título de Vereador Emérito contou com a presença do prefeito municipal Cezar Schirmer, entre outras autoridades civis e militares.

O homenageado com o título de Cidadão Santa-Mariense em 2011 é o arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, natural da cidade de Sobradinho. Nascido em 11 de maio de 1945, filho de Dionísio Rubert e Delinda Maria Bavaresco, Dom Hélio iniciou sua formação religiosa em Santa Maria, no Seminário São José, em 1958… Atual vice-presidente do Regional Sul III, Dom Hélio é autor dos livros Dom Érico, o Segredo de Um Monsenhor e O Inesquecível Monsenhor Armando Teixeira.O arcebispo foi saudado pelo vereador Werner Rempel, que ao falar sobre a história “do guri de Segredo” (distrito de Sobradinho, hoje município), lembrou ter o religioso “passado mais tempo da sua vida em Santa Maria do que na sua cidade natal ou em qualquer outra cidade onde tenha exercido suas funções de sacerdote ou de mestre”. Segundo Werner Rempel, Dom Hélio é “uma pessoa efetivamente presente na construção da sociedade santa-mariense nas últimas décadas”…

….Em seguida, o título de Cidadão Benemérito foi concedido ao médico veterinário santa-mariense José Antônio Barão Schons, nascido em 16 de abril de 1935 e formado pelo Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1962. É fundador e primeiro professor da disciplina de Semiologia do curso de Medicina Veterinária da UFSM, concluiu curso de mestrado na Faculdade de Medicina Veterinária de Minas Gerais, na capital mineira, em 1972, e tem 28 trabalhos científicos publicados. Professor titular aposentado da UFSM, José Antônio Schons é casado com Maria da Graça Paz Schons, e pai das filhas Simone, Adriane e Juliana.

O vereador progressista e também médico veterinário Paulo Airton Denardin saudou o homenageado e seu antigo professor, destacando um de seus atos como prova de seu desprendimento comunitário. O professor Schons, informou Denardin é o doador ao município da área onde está sendo construído o Hospital Regional de Santa Maria. Conforme lembrou, a obra esteve prestes a ser transferida para outro município por falta de área para a sua localização…

…O próximo homenageado, o empresário Ottílio Fabbrin, recebeu o título de Honra Ao Mérito. Natural da cidade de Carlos Barbosa, localizada na serra gaúcha, o homenageado radicou-se em Santa Maria em 1936, junto com os irmãos Guilherme e Ângelo, quando fundaram a empresa Irmãos Fabrin, no segmento de máquinas agrícolas e ferragem em geral. Junto à comunidade atuou como vice-presidente da Comissão para o Desenvolvimento de Santa Maria, junto ao IEPE da Universidade Federal de Santa Maria, como representante do empresariado junto ao Plano Diretor do município, exerceu da vice-presidência da então Associação Comercial de Santa Maria (ACISM), antecessora da CACISM e foi diretor da União Varejista de Santa Maria…

…O peemedebista João Carlos Maciel, ao falar em nome dos demais vereadores, destacou “as relevantes ações de solidariedade prestadas pelo homenageado em benefício dos necessitados, dos que têm fome”.  Explicou, no entanto, que não se referia apenas “à fome de pão, mas a de afeto, de carinho, de mão estendida em direção a um futuro que certamente seria incerto, de mão combatendo a discriminação, a negligência, a violência, a crueldade, a opressão”.

…A seguir, o ex-vice-prefeito Erony Paniz, ex-vereador em quatro legislaturas e três vezes presidente do legislativo santa-mariense, foi o homenageado com o título de Vereador Emérito. Partidariamente engajado desde o ano de 1959, no extinto Partido Libertador e seus sucedâneos (Arena, PDS e PP), exerceu em todos os cargos de direção, de secretário a presidente. Funcionário aposentado da extinta Caixa Econômica Estadual do Rio Grande do Sul e pecuarista, Erony Paniz também exerceu os cargos de subprefeito do distrito de Boca do Monte, conselheiro e diretor da Farsul, presidente do Sindicato Rural de Santa Maria e administrador da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, entre outros.  O homenageado é o proponente da criação da Expofeira de Santa Maria, sediada no parque de exposições da Universidade Federal de Santa Maria.

O vereador Isaias Romero saudou o ex-vereador Erony Paniz referindo-se ao mesmo como “um homem a quem conheço desde os tempos da Caixa Econômica Estadual e a quem dedico uma estima muito forte”. Homem de palavra e convicções firmes, segundo o vereador, “amigo de todas as horas, político ético, vereador ontem, hoje e amanhã.” A seguir, Romero relatou uma série de depoimentos de correligionários e amigos do homenageado, onde são destacadas virtudes como “convicção partidária, companheirismo e lealdade”. Por exemplo, para o ex-prefeito Farret, atual secretário de saúde do município, Paniz é “um batalhador convicto, convicto naquilo que prega. Um baluarte da política…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo