SESSÃO ESPECIAL. Parlamento presta uma homenagem aos santa-marienses da FEB
Terminou agora há pouco a sessão especial da Câmara de Vereadores que prestou homenagem à Força Expedicionária Brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial. Um ato, como não poderia deixar de ser, de bastante emoção, inclusive pela presença de “pracinha” no plenário do parlamento.
Para saber mais detalhes do que aconteceu no Legislativo, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é de Beto São Pedro, com foto de Gabriela Perufo. A seguir:
“Sessão especial em homenagem à Força Expedicionária Brasileira
O plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria recebeu numeroso público no final da tarde nesta terça-feira (10) por ocasião da sessão especial em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), representante do Brasil na luta contra o nazi-fascismo, durante a 2ª Guerra Mundial. A sessão foi proposta pela vereadora presidente da Casa, Sandra Rebelato, e teve como convidado especial o general Sérgio Westphalen Etchegoyen, comandante da 3ª Divisão do Exército, o qual discursou sobre a FEB e sua participação no conflito.
Antes de passar a palavra ao general Etchegoyen, a vereadora Sandra Rebelato explicou que a homenagem havia lhe sido sugerida há cerca de oito anos pelo ex-vereador e Vereador Emérito da Câmara Erony Paniz, e que aflorou mais recentemente quando de uma visita sua, acompanhada da diretora do jornal A Razão, Zaira de Grandi, ao general comandante a 3ª Divisão. Conforme informou a vereadora, o general Etchegoyen percorreu e registrou, na Itália, os locais onde andaram e lutaram os “pracinhas” da FEB.
Com o auxílio de um datashow, projetando imagens das tropas brasileiras em diversas situações vivenciadas desde o embarque até o anúncio da vitória final na 2ª Guerra, o general comandante da 3ª Divisão de Exército iniciou sua apresentação agradecendo “a gratidão dos soldados da Divisão Encouraçada, a esta Casa e a sua presidente, vereadora Sandra Rebelato, e aos demais ilustres representantes do povo da cidade Coração do Rio Grande pela feliz iniciativa”, referindo-se à sessão especial. O general explicou, no entanto, que seu entusiasmo com o ato não advinha da evocação à guerra, mas do resgate da memória “dos homens e mulheres, nossos compatriotas, que naquele longínquo 1944 deixaram seus lares e famílias para defender nossa soberania e lutar pelos valores mais preciosos da nossa civilização: a liberdade e a dignidade humana…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.