Ministério. Marta vai para o Turismo, querendo fazer limonada de um amargo limão. Como?
O ministério do Turismo pode ser tudo, em termos de glamour. E poderia interessar facilmente a uma dama esvoaçante e viajadoura, de linhagem e estirpe. Coisa que, nem precisa aprofundar muito na biografia, Marta Suplicy, a ex-prefeita de São Paulo, tem de sobra.
Em contrapartida, o ministério do Turismo é uma pasta sem troco. Sua verba é rala, e depende muito da visibilidade do titular para garantir algo além de uma notinha nas colunas sociais. E isso, convenhamos, passa longe do interesse de alguém que gostaria de candidatar-se à Presidência da República. Aí, bem, aí é preciso mais, muito mais.
Talvez por isso, ou quem sabe exatamente por isso, Marta Suplicy, que quer ser a donatária do Palácio do Planalto assim que Luiz Inácio Lula da Silva de lá se afastar, o que acontece no final de 2010, vai ao titular do cargo para um encontro na segunda-feira convicta de que pode turbinar a Pasta para a qual será convidada, meio a contragosto.
Como garantir que o limão azedo pode transformar-se em doce e refrescante limonada, capaz de fazer luzir as intenções presidenciais de Dona Marta? Simples? Qual o evento mundial que mais visibilidade traz a quem dele se encarrega? Esse mesmo: a Copa do Mundo de Futebol. Evento turístico por excelência, além de esportivo. E é aí que… Bem, saiba mais detalhes na reportagem escrita a oito mãos por Kennedy Alencar, Valdo Cruz, José Alberto Bombig e Ricardo Perrone, da sucursal de Brasília do jornal Folha se São Paulo. A seguir:
Walfrido será o novo articulador político; Marta quer a Copa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a ida do ministro Walfrido Mares Guia (PTB) para as Relações Institucionais. E convidou a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para uma conversa na segunda-feira, quando deve formalizar o convite à petista para assumir o Ministério do Turismo, pasta hoje ocupada por Walfrido.
Apesar de ter preferência pela pasta das Cidades, hoje na cota do PP, Marta já disse a um emissário de Lula que aceitará o Turismo. Potencial candidata ao Planalto em 2010, ela avalia que precisa de apoio de Lula para ter alguma chance. Logo, recusar a pasta equivaleria a um gesto de hostilidade política.
A confirmação de Walfrido na articulação política foi feita em almoço no Alvorada, após Lula passar os dois últimos dias cogitando colocar o petebista no Desenvolvimento, diante das dificuldades de substituir Luiz Fernando Furlan.
A seu pedido, Walfrido tomará posse na quinta-feira. No dia anterior, participará do Fórum Pan Rotas de Turismo, em São Paulo, quando pretende se despedir com um balanço da pasta.
O presidente, agora, busca um ministro para o Desenvolvimento. Segundo a Folha apurou, a decisão pode demorar até duas semanas porque Lula quer decidir com calma. O presidente já convidou vários empresários – entre eles, Jorge Gerdau Johannpeter, Eugênio Staub, Horácio Lafer Piva, Abílio Diniz e Maurício Botelho. Todos recusaram.
Copa 2014
Dentre os pedidos de Marta Suplicy para “turbinar” o Turismo, para o qual poderá ser chamada na segunda, está o de a pasta assumir a responsabilidade sobre o caderno de encargos que o Brasil tem que entregar à Fifa para ser oficializado como sede da Copa de 2014.
Levantamentos preliminares estimam em até R$ 4 bilhões o total que o governo estaria disposto a investir em obras de infra-estrutura para a realização da Copa no Brasil.
A responsabilidade pelo caderno de encargos, a ser apresentado até o final do ano, seria uma forma de o Planalto tentar reverter o desgaste provocado pela…
SE DESEJAR ler a íntegra clique aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.