Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraJornalismo

COMENTÁRIO DO DIA. Sim, os distritos vão se emancipar. Todos eles. Mas, quando?

Com um minuto de duração, o comentário do editor, originalmente divulgado há meia hora, na Rádio Antena 1. Diariamente, de segunda a sexta, ele será reproduzido aqui, com a autorização da direção da emissora.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. engraçado é que em caxias do sul o PT tá tentando anexar areas de são fransico de paula os distritos de cazuza ferreira e juá …o que não se faz por politicagem…

  2. Tenho pena do futuro de Santa Maria se isso acontecer. Idéias emancipatórias e/ou separatistas há em toda parte, e em todo lugar há quem seja a favor e também há quem seja CONTRA. Em Santa Maria, tenho certeza que não é so nos “distritos” que há essa intenção. Inclusive, até onde eu saiba, qualquer LOCALIDADE, independente de ser um bairro/vila/distrito tem o direito de pleitar sua emancipação se a população assim desejar. Em Camobi, garanto que até hoje existe e sempre existirá pessoas com a idéia de emancipação, e não é porque Camobi foi anexado ao distrito sede que perdeu o direito de pleitar sua emancipação, mas sim porque o poder local do município mãe interveio para isso não ocorrer.
    Tenho certeza que também há na Tancredo Neves quem queira a sua emancipação.
    Sou morador da Palma e o comentário do Ildo Callegari sobre a possivel criação do município de Recanto Maestro é uma piada. Ouvi uma vez, por aqui, esse comentário. E assim como há quem porventura venha com essa idéia por aqui, pode ter certeza que há, e não são poucos, quem repudie uma idéia dessas. Apesar das proximidades com esses locais, a maioria das pessoas não tem identidade com esses locais. Por exemplo, sair aqui da Palma para ir ao Arroio do Só ou Vale Vêneto fazer o quê? Apesar de não haver coletivo urbano por aqui, porém há vários intermunicipais que por aqui passam, ir daqui ao centro (Santa Maria), e principalmente Camobi (que tem vida própria) é uma atividade rotineira: lojas, supermercados, bancos, etc.
    Aqui na Palma a gente pega a RSC-287 e praticamente em linha reta chega no Camobi e no centro sem problema nenhum. Quem vive de passado é museu, já se foi o tempo que Palma tinha identidade com Arroio do Só, quando as pessoas se deslocavam para lá por causa do comércio. Já há meio século que a RSC-287 facilitou a comunicação da Palma com a sede do município. E com Vale Vêneto então…, o único élo com aquele lugar é a Capela de Santa Terezinha que é da paróquia de lá, e que ao meu ver já deveria ter passado para a paróquia da Glória em Camobi há muito tempo. Arroio do Só perdeu 16% (de 1127 para 944 habitantes) de sua população na última década. Vale Vêneto perdeu 20% da sua. Palma pode não ter ganho população, mas também não perdeu. Palma não quer acabar como eles.

    Os distritos da cidade só terão futuro se continuarem por uma Santa Maria forte e unida.

  3. Os mais de 800 distritos que protocolaram, nas Assembleias, pedidos de emancipação representam mais de 3.000.000 (tres
    milhões) de eleitores, conscientes dos benefícios que advém
    com a pulvenização de recursos, uma vez que são mais bem fiscalizados e aplicados, pois chegam aos destinatários.
    Acreditamos também que 15 (quinze) anos é tempo suficente para amadurecimento de uma decisão que vem sendo postergada pelo Congresso Nacional – transferencia de Poderes para as
    Assembléias Estaduais Legislar sobre a matéria relativa à
    emancipação de Distritos.

  4. Os mais de 800 (oitocentos) Distritos no País, com, em média, 4.000 (quatro) mil eleitores, tem peso Político.
    A ansiedade já tomou posse desses brasileiros, pois 15 (quinze) anos é tempo suficente para amadurecimento de uma decisão a ser tomada pelo Congreso Nacional, que representa melhoria da qualidade vida dessa população, pois recursos pulverizados são mais bem fiscalizados e aplicados.

  5. Muito lúcido o teu comentário Claudemir!
    Em Boca do Monte já um grupo que fala em junta-la com São Valentim e Santo Antão e formar um novo município.
    Em Santo Antão há quem queria se anexar à São Martinho.
    Em Arroio do Só há quem queira junto com a Palma e Vale Veneto formarem um novo município que seria chamado de Recanto Maestro.
    E como dizia um gauchinho amigo meu,”Arrio Grande é só enfogueirar a turma!”
    Politicamente quem ganha?
    O PP !
    Obs:Se os seus não começarem a dar contra as emancipações aqui por Santa Maria, se os vereadores do PP daqui ficarem só pensando nos seus votinhos para vereador nesses distritos, no futuro nem isso terão!
    O povo vai marcar na paleta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo