Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaSanta Maria

CULTURA. Mestre Severino é o responsável. Vem aí mais um Bloomsday em Santa Maria

Duvido que existe, em qualquer canto do território da boca do monte, sujeito mais apaixonado pela vida e pela obra de James Joyce, o irlandês autor de um dos maiores clássicos da literatura universal, “Ulysses”, que o professor Aguinaldo Severino, do departamento de Física da UFSM.

É do Aguinaldo, que, divergências político-ideológicas-e-etc à parte, considero meu amigo, a ideia de festejar aqui o Bloomsday. Que, diga-se, é um evento mundial. Faz não sei quantos anos que o mestre Severino (ou mestre Guina) se esfalfa para tornar um evento da necessária grandeza o Bloomsday. Imagino que esteja satisfeito. A coisa se agrandou. E muito.

Olha, por exemplo, o que acontece este ano, em promoção (a qual, certamente, o Aguinaldo comparecerá) da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, e que chega, em detalhes, através da assessoria de imprensa da dita cuja:

Bloomsday Santa Maria 2011 – A literary party [since 1994]

A CESMA, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, dentro das suas festividades de 33 anos convida a todos para comemorar o décimo oitavo Bloomsday em Santa Maria!

“Bloomsday: the day on which James Joyce’s masterpiece Ulysses is set”

Desde 1994, realiza-se em Santa Maria o Bloomsday, evento internacional que celebra a obra do escritor irlandês James Joyce, autor do “Ulysses”, publicado em 1922. O elo comum entre os simpatizantes envolvidos nestas comemorações é o esforço por relembrar os acontecimentos das aproximadamente 18 horas vividas pelos personagens do “Ulysses” no dia 16 de junho de 1904.

O objetivo principal do Bloomsday é a “promoção e a divulgação de James Joyce em ambiente não acadêmico”, através de leituras de poesia e prosa exibição de filmes, debates e discussão sobre o Ulysses e demais obras de Joyce. A 18ª edição do evento neste ano se desenvolverá em três momentos.

Na tarde de 16 de junho, a partir das 14h30 haverá leitura de trechos do Ulysses e discussão sobre sua obra de Joyce na CESMA. À noite, a partir das 18h30min, haverá o tradicional festejo literário no Ponto de Cinema, com leitura de várias versões de trechos do Ulysses. Na manhã do dia 17 de junho (sexta-feira), às 10h00, na sala 3223 do edifício 16, no Campus Camobi da UFSM, haverá a palestra de Caetano W. Galindo, tradutor de Joyce e professor da UFPR. Uma nova versão do Ulysses, traduzida por ele, será publicada em 2012. Com isto o português terá quatro traduções completas e distintas do Ulysses.

Veja abaixo a programação completa:

Quinta-feira, 16 de junho, 14h30min – 18h00min
Bate-papo sobre James Joyce, literatura irlandesa, Ulysses
Café da CESMA – Centro Cultural CESMA (desde 1978)
Rua Professor Braga, 55
Santa Maria / RS
0xx55 3221.9165, http://www.cesma.com.br

Quinta-feira, 16 de junho, 18h30min – 22h30min
Leituras de Ulysses, boa prosa, leitura de boa e variada poesia
Ponto de Cinema Bar (desde 1991)
Rua Ângelo Uglione, 1567
Santa Maria / RS
0xx55 3221.8800
http://www.pontodecinema.com.br

Sexta-feira, 17 de junho, 10h00min – 11h30min
Bloom foi dormir: Relato de um Ulysses concluído
Prof. Dr. Caetano W. Galindo – UFPR
Programa de Pós-graduação em Letras – UFSM
Centro de Artes e Letras
Linha de Pesquisa Literatura, Comparativismo, Crítica Social
Campus Camobi, prédio 16, Sala 3223

Sexta-feira, 17 de junho, Tarde.
Na sexta-feira a tarde o Prof. Dr. Caetano Galindo estará num bate-papo no CESMA Café.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Claudemir meu velho, como vais?
    Grato pela divulgação e pelo registro carinhoso.
    De fato foi uma grande festa este nosso Bloomsday. Acho que todo mundo aproveitou, tanto na CESMA a tarde, no Ponto de Cinema a noite e na manhã da sexta feira, no campus da UFSM, a presença do prof. Caetano Galindo (da UFPR) em nosso Bloomsday. Foi um privilegio contar com ele aqui. Tecnicamente o lançamento da última versão do Ulysses para o português, aconteceu por aqui nestes dias. Bueno. No ano que vem tem mais. Obrigado novamente pela divulgação. Abraços.

  2. Claudemir o Aguinaldo não é só um dos mais entendidos na Boca do Monte e sim do mundo. Não sou eu quem digo são os entendidos.
    Falando nisso, desejo que amanhã aí na tua, na minha, na nossa Santa Maria, a CESMA (que comemora 33 anos!!!) e depois o Ponto de Cinema, encha de gente para curtir o Bloomsday e o aniversário da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. Orgulho de tod@s os santa-marienses de nascimento ou de coração.
    Parabéns mestre Guina!
    Abração, Cassol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo