DEFESA CIVIL. Autoridades sobem os morros. E vão simular uma catástrofe natural
Foi nesta terça-feira que as autoridades e a Defesa Civil foram vistoriar as áreas de risco mais óbvias da cidade. O trabalho foi concentrado na Vila Bilibiu e nas proximidades da barragem do Vacacaí-Mirim. Mais importante, porém, que a mera visita aos locais (o que já é significativo), é a atividade prevista para o final do mês.
Decidiu-se simular uma catástrofe natural, para verificar como será possível enfrentar o problema se, de fato, ele ocorrer. Como vai ser isso, e também sobre a vistoria das áreas de risco realizada nesta terça, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Luiz Otávio Prates, com foto de João Vilnei. A seguir:
“Segurança: força-tarefa simulará situação de tragédia em área de risco do município
Nos últimos anos, inúmeros desastres naturais assolaram o país. Deslizamentos e enchentes foram algumas das catástrofes que causaram prejuízos aos cidadãos em diversas cidades do Brasil. E para evitar possíveis calamidades em Santa Maria, o Executivo promoveu uma força-tarefa, em parceria com diversos órgãos de segurança pública, para reconhecer as áreas de riscos do município e identificar pontos e rotas alternativas de chegada a essas comunidades.
A ação, que aconteceu nesta terça-feira (14), contemplou cinco locais, contrariando a projeção inicial, que seria de apenas duas. Pela manhã, a força-tarefa, que contou com 25 profissionais, concentrou os trabalhos na Vila Bilibiu e nas imediações da Barragem Vacacaí-Mirim, da Vila Nossa Senhora Aparecida, ambos na região Nordeste da cidade. À tarde, a equipe vistoriou o entorno do Morro do Cechella e a Rua Canários, na Vila Bela Vista, ambos da região Nordestes, e Rua Passo dos Weber, no Bairro Chácara das Flores, na região Norte.
Antes das equipes se deslocarem à Vila Bilibiu, pela manhã, os profissionais envolvidos reuniram-se por cerca de uma hora no auditório do 4º Comando Regional de Bombeiros (CRB), onde foram apresentados os planos de trabalho e mapas da cidade. Na oportunidade, ficou definido que será realizada uma atividade prática, no dia 29 deste mês, para simular deslizamentos de encostas e soterramentos de pessoas. O local ainda está em estudos. Outra definição ficou por parte de um plano operacional de ações, que será traçado após o término das vistorias e do cruzamento de informações coletadas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.