Retrospectiva 2015 - Perspectiva 2016

ALÔ, 2016! Inovação em Santa Maria, no embalo de dois parques tecnológicos e do Centro de Simuladores

Simulador de tiro, o Safo, funcionará no Campo de Instrução, no bairro Boi Morto
Simulador de tiro, o Safo, funcionará no Campo de Instrução, no bairro Boi Morto

Por MARCOS FONSECA (com foto de Divulgação)

Santa Maria deu um salto ao inaugurar, em 2013, o primeiro parque tecnológico do Centro do Estado. O empreendimento busca agregar e estimular o desenvolvimento de pequenas e médias empresas voltadas à tecnologia e à inovação. Mas o Santa Maria Tecnoparque não é o único com este propósito na cidade. Há outro parque em crescimento no Coração do Rio Grande. Trata-se da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Assim como o Tecnoparque, a agência da universidade também tem como meta estimular a inovação tecnológica. Porém, o foco está voltado mais ao setor acadêmico, por se tratar de uma incubadora de novos negócios de estudantes.

A Agittec começou a ser ampliada este ano, com recursos da UFSM. Diversos projetos de inovação tecnológica de estudantes foram aprovados em 2015 para concorrer às vagas de incubação, que devem ser abertas neste ano.

Incentivadas pela universidade, startups santa-marienses já fizeram sucesso ao criar games que acabaram comprados por grandes redes empresas internacionais. Talvez alguma nova ideia saia do papel – e da cabeça desses jovens gênios da tecnologia – em 2016.

Para ambos os empreendimentos, 2016 será um ano de grandes expectativas. Diogo De Gregori, superintendente executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), diz que o Tecnoparque não avançou no ritmo esperado em 2015, mas há boas expectativas para 2016. Atualmente, sete empresas estão em funcionando no parque, localizado no Distrito Industrial. A intenção é atrair mais empreendedores, informa De Gregori.

O novo ano traz, ainda, a previsão de inauguração de uma parte importante do Centro de Simuladores do Exército, que está recebendo novos investimentos. Santa Maria já é referência no treinamento virtual de militares para o uso de veículos blindados e deve receber mais tropas de todo o Brasil a partir do primeiro semestre deste ano, quando deve ser entregue o Simulador de Apoio de Fogo (Safo). Conforme De Gregori, esses militares serão visitantes que certamente irão investir no município em hospedagem, alimentação e outros serviços.

O Safo é um dos mais avançados dispositivos de simulação de apoio de fogo do mundo. A unidade militar funcionará no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), no bairro Boi Morto. Foram investidos R$ 8,5 milhões. Falta apenas a instalação dos equipamentos. Por meio do simulador, os militares poderão treinar o uso de tiros em um ambiente virtual, dispensando o uso de armamento e veículos reais. O investimento, além de proporcionar economia ao Exército, também ajudará a consolidar o Polo de Defesa de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo