Artigos

Vacina, vacina e mais vacina: o único caminho para vencermos a pandemia – por Jorge Pozzobom

O prefeito municipal e a constatação científica na prática: a imunização é vida

Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a vacinação em adolescentes de 16 e 17 anos no sábado, 25 (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Depois de ficar 10 dias em isolamento, me recuperando da Covid-19, pois fui infectado pela segunda vez em um ano, recebi alta médica na última sexta-feira (24). Quem me conhece pode imaginar que retornei com todo o gás para as minhas atividades rotineiras. E, cada vez mais, com uma certeza: a vacinação é o único caminho para vencermos a pandemia. Na verdade, essa já era uma constatação da ciência, e, como passei por essa experiência, reforço a importância dessa proteção.

Muitos questionaram o fato de eu ter recebido a segunda dose e, mesmo assim, ter contraído a Covid. Acredito que peguei o vírus um dia após ter recebido a segunda dose. E já é de conhecimento de todos que a imunização completa se dá duas semanas depois da aplicação da vacina. Então, no meu caso, não deu tempo de garantir essa proteção completa.

E, mesmo que a vacina não garanta 100% de imunização, ela reduz, e muito, os riscos de a pessoa contrair a doença na sua forma mais grave. Eu sou um exemplo disso. Tive um quadro leve de Covid. Fiquei dois dias hospitalizado, em observação, pois estava com dor de cabeça e de garganta, com febre e um quadro de desidratação. Para que os sintomas não se agravassem, foi recomendado que eu ficasse esse período no hospital. Inclusive, quero aproveitar este espaço para agradecer ao Dr. Thiego Cavalheiro e ao Dr. Ariovaldo Fagundes, os médicos que me trataram e me deram orientações durante a minha recuperação.

Felizmente, não tive qualquer comprometimento das funções pulmonares. Posso dizer que tive um quadro leve da doença, tanto que estou bem disposto e com a saúde em dia agora. E isso somente foi possível graças à vacina. Antes de a vacinação avançar no país, muitos não tiveram a mesma chance que eu. E isso é o mais doloroso, saber que essas doses de esperança poderiam ter salvado milhares de vidas.

Por isso, continuo fazendo um apelo para quem ainda não foi tomar a sua segunda dose em Santa Maria. Temos mais de 4 mil pessoas com a segunda dose em atraso na cidade – 4.663 para ser mais exato. Isso é coisa séria. É de extrema importância completar o ciclo vacinal. Tanto para a proteção individual quanto para a imunização coletiva. Vamos vencer essa pandemia. Não tenho dúvida disso. E, quanto mais rapidamente alcançarmos as metas de vacinação, mais brevemente nos veremos livre desse inimigo invisível e traiçoeiro.

Nossos números da vacinação avançam a cada dia em Santa Maria. Os adolescentes sem comorbidades já estão sendo vacinados na cidade. No último sábado, realizamos ações para jovens com 16 e 17 anos, e, nesta semana, ampliaremos a vacinação para adolescentes de 15 anos, com chance de diminuir ainda mais essa idade, o que me deixa extremamente feliz e esperançoso em dias melhores logo ali na frente.

E, fazendo uma comparação com o número de eleitores que votam em Santa Maria (203 mil eleitores, segundo a Justiça Eleitoral), ou seja, a população considerada adulta, já alcançamos 100% da vacinação com a primeira dose para esse público, com 203.915 pessoas vacinadas conforme a última atualização do Vacinômetro. Mas, seguimos com ações de primeira dose na cidade, afinal, todos os dias há pessoas que completam 18 anos. Em relação à segunda dose, são 139.225 vacinados. Já a dose única foi aplicada em 6.860 pessoas, enquanto a dose de reforço chegou a 1.836 pessoas até o momento.

Tudo isso apenas confirma o que a ciência vem afirmando nos últimos meses. E a constatação está aí diante de todos. Vacina é sinônimo de proteção, de vida. E eu só tenho a agradecer por ter recebido as duas doses e por estar aqui, recuperado e cheio de vitalidade para seguir lutando por dias melhores.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo