LEGAL. Santa Maria e Itaara se unem para limpar estrada do Perau. Agora é conservar
Foi, sim, uma boa ideia. Tanto da administração de Santa Maria (que, parece, tomou a iniciativa – embora, para o feito, isso seja até irrelevante) quanto da Itaara. Resultado: estrada do Perau, um dos cartões postais das duas comunas, limpa.
Resta torcer, no entanto, que os cidadãos aprendam a conservar. Do contrário, de quando em quando esse mutirão será necessário. Ah, para saber o que aconteceu na manhã deste sábado, confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura da boca do monte. O texto e a foto são de Maria Luiza Guerra. Confira:
“Mutirão de limpeza na Estrada do Perau reuniu 150 pessoas na manhã de sábado
Na manhã deste sábado (4), aproximadamente 150 pessoas deram o exemplo que serve para o mundo. Uma atividade da Semana do Meio Ambiente fez da Estrada do Perau, o palco para uma ação de conscientização ambiental e de integração entre os municípios de Santa Maria e Itaara. O mutirão de limpeza programado para recolher o lixo espalhado na estrada culminou com um encontro na divisa das cidades: do grupo de Santa Maria, que subiu o Perau enchendo sacos de lixo, se encontrou com a comitiva que desceu de Itaara na mesma atividade.
O secretário de Município de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, destacou que o mutirão de limpeza tem a missão de sensibilizar os participantes e quem os vê passar. “Tenho certeza que todos pensaram sobre a importância da conservação da natureza e do significativo valor turístico e ambiental desta estrada”, afirmou. Arilson Gomes Ribeiro, de 9 anos, não mostrava cansaço ao enfrentar a estrada íngreme. “Acho muito legal fazer o mutirão. Em casa e na escola sempre pedem pra separar o lixo”, comentou o estudante.
Varrendo a calçada em frente a propriedade onde trabalha como chacareiro, Edegar Cosmam, de 53 anos, abanou para a filha Caroline que passou acompanhando o mutirão. “Tem que educar desde pequeno a cuidar da natureza e não jogar lixo no chão”, disse. Compartilha a opinião o integrante da diretoria da Associação Amigos do Parque Pinhal, Luiz Teodorico. “Esta atividade é fundamental, pois não adianta reclamar e dizer que o poder público não faz nada. Isso é, sim, uma questão de educação”, definiu Teodorico.
Quando os dois grupos se encontraram na divisa dos municípios, não faltou chimarrão, nem música e nem bergamota para comer ao sol. Além disso, um gesto simbolizou a união pela causa das duas cidades: em uma corrente, de mãos dadas, todos falaram…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Parabéns aos dois municípios pela bela iniciativa.Resta saber se os paralelepípedos que estão novamente soltando,formando crateras, foram ou serão recolocados.Seria interessante aproveitar o tempo seco, porque se iniciar um período chuvoso,logo não haverá condições de trafegar naquela estrada.
Parabéns ao pessoal de Itaara e Santa Maria; Parabéns também a meninada que mostrou muita vontade e CONSCIÊNCIA AMBIENTAL-ECOLÓGICA! E faço minhas as palavras do internauta Edilson Ribas;…secretário Luiz Alberto; por favor; na próxima vez que ocorrer esta BELA iniciativa; por favor; forneça LUVAS para as pessoas (principalmente as crianças)!
Claudemir.
Quero parabenizar o Sec. Luiz Albero e pessoal de Itaara
pela iniciativ de limpar o lixo jogado na estrada do Perau,
acho que deveria ter uma lei mais severa para quem coloca
lixo nestes locais. Meus parabéns mais uma vez.Mas por favor
Secretario em outro mutirão fornessa luvas para estas pessos
fazer este tipo de limpeza principalmente as crianças que
eram a maioria no mutirão, o Sr.sabe por quais os motivos
que estou falando.