PartidosPolítica

PARTIDOS. PT, PMDB, PP e PMDB são donos da maior parte dos 21,6 mil filiados em SM

Esse número pode até ser maior. E provavelmente será, até o final de setembro, último prazo de inscrição partidária para os que desejarem concorrer a algum cargo em 2012. Aliás, talvez já seja – a depender do que dizem os dirigentes das siglas maiores, PMDB e PT. Todos afirmam já ter algo como 5 mil filiados.

No entanto, segundo o último dado disponível no Tribunal Superior Eleitoral, relativo a maio, o total de cadastrados oficialmente nas 24 agremiações com vida oficial em Santa Maria, o total alcança exatos 21.169 mil eleitores. O que é mais de 11% do total de cidadãos inscritos  para votar na comuna. Um verdadeiro exército – que, porém, parece muito mais cartorial do que qualquer outra coisa parecida com militância. Mas, enfim, eles estão lá, registrados na Justiça Eleitoral.

Há, claro, algumas excentricidades. Por exemplo, PTN e PRP (não pergunte o que significa, por favor) tem registrados 4 filiados na cidade. Pouco mais, mas beeem pouco, têm o PSL (6) e o PTC (10). Estranho, mas estranho mesmo, pelo barulho que faz, é o PSTU – que tem apenas uma dezena de cadastrados oficialmente.

OS GRANDES. Quem conta, pelo menos no que toca ao número de filiados, são o PT (3.950), o PMDB (3.560), o PP (3.174) e o PDT (3.053). Esse é o quarteto melhor organizado, do ponto de vista da afiliação confirmada no TSE. Juntos, os quatro partidos somam mais de 13 mil registrados. Ou dois terços do total.

CURIOSIDADE. Faz sentido a campanha de filiação feita pelo PSDB, no seu espaço em rádio e televisão da última semana. Afinal, apesar de todo o barulho, e até da relevância para a política comunal, o tucanato – no que toca à militância oficial – está muito longe dos maiores, com seus 1.640 registrados.

PALPITE CLAUDEMIRIANO: haverá redução ainda maior nos filiados de partidos menores e médios. E aumento nos maiores, especialmente PT e PMDB, protagonistas da política local. Mas, por favor, que ninguém corte os pulsos. É só um palpite.

CONFIRA AQUI A QUANTIDADE DE FILIADOS, POR PARTIDO, EM SANTA MARIA

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo