Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (127). De Faxinal ou da Bolívia, todos são iguais em Santa Maria, diz Josmar Borges

Por MAIARA BERSCH (texto e foto)

Josmar Antônio Borges: aqui, “o melhor acolhimento de todo Brasil"

Quando era estudante, Josmar Antonio Borges viajou por todo o Brasil em 60 dias. Além das inúmeras experiências vivenciadas, voltou com uma certeza: “O maior acolhimento de todo o país é em Santa Maria”.

O filósofo e livreiro é natural de Camargo, região de Passo Fundo, e veio para Santa Maria aos 17 anos. Ao chegar aqui, afirma que achou a cidade muito diferente das outras que já conhecia. “A solidariedade com quem chegava, os alojamentos, as informações para os estudantes. Não tinha nada disso em outros lugares”.

Uma das características que o livreiro destaca na cidade é a maneira acolhedora com que recebe os estudantes. “Se as pessoas não têm nada, chegam aqui em Santa Maria e conseguem sobreviver. A quantidade de vagas na casa do estudante é muito grande. Maior que em qualquer outra”, destaca Josmar. Ele ainda ressalta que os estudantes deveriam retribuir melhor esse acolhimento que a cidade proporciona, devem adotar e cuidar de Santa Maria.

Para Josmar, aqui são recebidas bem todas as etnias, não importa de onde você vem. “Conheço Caxias, Pelotas, Passo Fundo… Santa Maria é a única cidade que não tem preconceitos com quem vem da Bolívia, ou quem vem de Faxinal. São todos iguais!”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo