AssembleiaEconomiaRegião

PRODUÇÃO. Comissão de Agricultura da AL debate, em Santiago, alternativas para as pequenas propriedades rurais

Chicão coordenou audiência que tratou de alternativas para pequenas propriedades

A propósito de audiência pública acontecida nesta segunda-feira, em Santiago, promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, recebi (e reproduzo) material da assessoria de imprensa do deputado Chicão Gorski, do PP, presidente do organismo. O texto é da jornalista Daniela Bordinhão. Acompanhe:

Santiago e região debateram alternativas para pequenas propriedades rurais

O encontro é o primeiro de uma série que a Comissão  de Agricultura vai realizar no interior

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realizou nesta segunda-feira (27), em Santiago, audiência pública sobre o tema  “Alternativas de produção agropecuária em pequenas propriedades rurais”. O evento contou com palestras técnicas sobre fruticultura, vitivinicultura, trigo, agroindústria familiar, desenvolvimento e transferência de tecnologia para pequenas propriedades, reflorestamento, piscicultura e projetos de extensão rural. Os assuntos foram abordados por especialistas do Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Trigo, Embrapa Pecuária Sul, Fepagro, Emater, Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Universidade Regional Integrada,  campus Santiago, entre outros. 

Como encaminhamento, Chicão Gorski sugeriu que as entidades voltadas à agropecuária desenvolvam projetos em conjunto para serem implantados nas pequenas propriedades das regiões do Rio Grande do Sul. “Queremos incentivar a manutenção do homem no campo, através de estratégias para diversificar a produção e melhorar a renda do agricultor. O objetivo  é unificar as ações de todos os setores envolvidos na questão da agricultura familiar”, disse o presidente do órgão técnico da Assembleia Legislativa. Na região Central e Oeste do Estado, por exemplo,  poderiam ser viabilizados  programas e projetos de acordo com as características e peculiaridades dessas localidades. O parlamentar frisou que o evento em Santiago é o primeiro de uma série de debates sobre o tema que será realizado pela Comissão de Agricultura em municípios do interior do Estado.

Na ocasião, Chicão Gorski falou sobre o Projeto de Lei 66/2011, de autoria do deputado Edegar Pretto (PT) em tramitação na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).  O PL tem como objetivo simplificar a burocracia e facilitar a obtenção de autorização para que os pequenos produtores possam vender o produto de suas agroindústrias em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Também participaram da audiência, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP); o prefeito de Santiago, Júlio Ruivo; o vice- prefeito do município, Antônio Carlos Cardoso Gomes (Toninho); o presidente da Câmara de Santiago, Antônio Carlos Santos Gomes (Pelé); vereadores do município e da região; secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente; o diretor da URI-Santiago, Chico Gorski, e o presidente do Corede do Vale do Jaguari, Clóvis Brum, bem como produtores ligados à pequena propriedade.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Acho que o Chicao deve procurar o Mortari e sugerir as propriedades rurais se emancipem e virem municipios… e a GRANDE soluçao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo