Política

SALTO ALTO OU SAIA JUSTA? Maior Poder da República tem três mulheres no comando

Uma interessante análise é feita pelo jornalista Ricardo Noblat, principal (e mais lido) blogueiro do País, alojado no portal das Organizações Globo. Ele contrapõe a república “da saia justa” à “do salto alto” – referindo-se a forma como são encaradas, dependendo de quem, as três mulheres (Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti) nos principais cargos do Executivo.

Não necessariamente concordo com o que ele escreve. Mas, não há dúvida, é uma forma singular – e ainda não explorada, na avaliação política, até onde pude acompanhar – de ver o que aconteceu na semana passada e que pode significar algo no futuro. Creia: vale a pena conferir. A seguir:

A 1ª República do Salto Alto

Dez em cada dez das raposas mais felpudas com assento ou trânsito livre no Congresso apostam no fracasso do que batizaram de a 1ª República da Saia Justa, a experiência de termos no Palácio do Planalto os três cargos mais importantes ocupados por mulheres – a presidência, a chefia da Casa Civil e o ministério das Relações Institucionais.

República da Saia Justa dá a impressão de algo envolvido em uma situação embaraçosa. Ou de algo que deve explicações. Não é o caso. O mais justo seria chamar o modelo inaugurado por Dilma na semana passada de a 1ª República do Salto Alto. Tem mais a ver com a personalidade arrogante e briguenta de suas titulares.

Além do sexo, é isso que torna parecidas Dilma, Gleisi Hoffmann, a nova chefe da Casa Civil da presidência da República, e Ideli Salvatti, remanejada do ministério da Pesca para o ministério das Relações Institucionais, encarregado da articulação política do governo. As três são mulheres que gostam de mandar – e como gostam!

Nunca antes na história deste país o núcleo do poder foi feminino. Passara da hora de ser. Nunca antes paulistas, mineiros e cariocas estiveram fora dele.Dilma nasceu em Minas, é verdade, mas fez carreira política no Rio Grande do Sul. Gleisi é senadora pelo Paraná. E Ideli foi senadora por Santa Catarina e candidata derrotada ao governo na eleição passada.

Uma é simpática (Gleisi), as outras não. Mas quem disse que você precisa ser simpático para governar com sucesso?…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo