CLIMA HOSTIL. Chuvarada, ventania e prejuízos no sábado de Santa Maria
Ventos com velocidade superior a 100 km/h, como registrou REPORTAGEM do Diário de Santa Maria em sua versão online, acrescidos da chuva, provocaram muitos prejuízos pessoais e materiais na boca do monte, neste sábado.
A propósito, confira material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, em texto assinado por Fabrício Minussi. A seguir:
“Prefeitura auxilia atingidos pelo vendaval na região Norte. Defesa Civil percorre áreas de risco
A Prefeitura trabalha desde o início da manhã deste sábado (16) no sentido de verificar os estragos provocados pelo vendaval que varre a cidade desde o início da noite de sexta-feira (15). A região Norte, especialmente a Vila Nossa Senhora do Trabalho, foi a que sofreu mais com a força do vento. De acordo com a Defesa Civil Municipal, pelo menos 30 residências sofreram algum tipo de dano, principalmente destelhamento. “E a preocupação aumenta na medida em que a previsão ainda é de chuva forte para hoje (sábado). Estamos em alerta”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladimir Nascimento.
Ele e o secretário de Município de Ação Comunitária, Claudio Rosa, percorreram localidades da região Norte na manhã deste sábado, conversaram com os moradores e nesse primeiro momento efetuaram a entrega de lonas. “De imediato precisamos pensar no bem estar destas famílias, pois conforme a Defesa Civil a previsão ainda é de chuva forte. Vamos torcer para que a previsão mude para depois vermos de que forma a Prefeitura pode auxiliar na recuperação do prejuízo destas famílias”, explicou o secretário.
Ainda neste sábado a Defesa Civil Municipal pretende realizar visitas para verificar a situação das 22 áreas de risco da cidade. A situação é mais preocupante é na Vila Bilibio. Uma equipe da Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária (SMH) esteve recentemente na localidade para fazer o recadastramento das famílias que moram em área de risco.
De acordo com o secretário da pasta, Sérgio Cechin, há cerca de 80 moradores na região, sendo que pelo menos 40 deles se encontram em situação de risco. Estas famílias terão prioridade nos programas de moradias populares, em especial para realocação no Residencial Zilda Arns, construído através do programa Minha Casa, Minha Vida, com previsão de entrega para outubro deste ano.
Limpeza
A ventania também provocou queda de galhos de árvores no perímetro urbano e na periferia. Ainda no início da manhã deste sábado, o secretário de Município de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil esteve nos locais atingidos e direcionou equipes para realizar a limpeza destas vias. Da mesma forma, colocou sua secretaria à disposição para auxiliar os trabalhos da Defesa Civil e da Secretaria de Município de Ação Comunitária.
Semáforos
O secretário de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno, determinou no início da manhã deste sábado o mapeamento e imediata recuperação de semáforos que apresentavam problemas devido ao vendaval. “Enquanto as condições de tempo permitirem estaremos trabalhando para restaurar os semáforos”, disse o secretário.
Acampamento
Bisogno lembra que em caso de mau tempo, neste domingo (17), a operação de revitalização da sinalização em toda a extensão da Rua do Acampamento será cancelada. “Se o tempo melhorar, a Rua do Acampamento fica em meia pista a partir das 8h de domingo até que o serviço seja concluído”, disse Bisogno.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.