ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Por que o prefeito estão tão cauteloso em relação à ideia de emancipação de três distritos

Cautela é importante, no Prefeito. Mas também é preciso ir mais adiante

O prefeito Cezar Schirmer, desde que tema emancipação distrital veio à superfície, tem se mantido discreto, para não dizer calado. Pelo menos publicamente, suas raras manifestações chamam a atenção pela prudência. Faz sentido. Afinal, não é fácil dizer “sim” ou “não” à emancipação de distritos hoje sob sua tutela executiva.

Mas o fato é que, e o colunista conversou com várias pessoas relevantes de pelo menos uma das comunidades que poderiam fazer parte do eventual novo município e recolheu duas opiniões bem objetivas: (1) estão insatisfeitas com o que consideram, especialmente no que toca a estradas, descaso da mãe com o filho; e (2) não vêem com olhos ruins a possibilidade de tocar seu próprio destino, desligados da comuna que a originou.

E daí? Daí que, repetindo o que disse João Carlos Maciel (PMDB), o líder do governo no Legislativo, na terça-feira, da emancipação não é, não, “coisa louca”. E talvez seja o caso (é só uma sugestão; ninguém precisa cortar os pulsos ao lê-la) de a prefeitura agir. Como um pai compreensivo, e não autoritário.

É? E como seria isso? A primeira coisa seria chamar para uma conversa o vereador Marion Mortari (PP). Conscientemente ou não (há quem entenda que não), acabou depositário de muitas esperanças. E precisa ser ouvido. A segunda é estimular o debate acerca das condições das comunidades. Mas sem ranço nem nada pré-determinado.

Ao mesmo tempo, atender efetivamente as demandas reprimidas talvez fosse mais adequado do que esbravejar (não é o caso do prefeito). E, então, estimular a emancipação. Ou lutar contra ela, se houver convicção. Se houver.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. de repente se esquece que essa emancipação é inconstitucional.
    3
    Assim como foi Ana rech (caxias do sul).lomba grande (novo hamburgo).o que o shirmer tem que defender os interesses de 260 mil santa marienses e entrar na justiça :
    pains coração do rio grnade do sul(inconstitucional).lembrandeo que o centro geografico do estado está eno norte do passo do verde;

    e vai anexar o bairro passo das tropas o que também é inconstitucional.

  2. Passados dois anos e meio da administração Schirmer Farret,a única ação direta no distrito de Arroio do Só pela máquina pública, foi o término das eleições de sub-prefeito,talvez prevendo o desgaste político pela ausência do poder público no meio rural.Arroio do Só não pede muito,só que cumpra uma das promessas,O ASFALTAMENTO do ACESSO ao distrito.Quanto ao Mortari independente dos interesses,é válido para mostrar o abandono do meio rural.O prefeito está calado por não ter argumentos e soluções a curto prazo,a desculpa é sempre a mesma,atirar a responsabilidade nas administrações anteriores,espero que até as eleições eles assumam as suas funções e comecem a governar,chega de enrolação

  3. Conversei com povo dos distritos emancipaveis…. ninguem se interessa. é a minha amostragem. Nem sabem quem é Mortari.

  4. Pena que esqueceram de falar em Arroio do Só nesta notícia! A alguns anos foi falado em Arroio se juntar a Vale Vêneto e se emancipar na época não concordei mas hoje passado quase 16 anos sou 100% a favor , os filhos como somos tratados estão abandonados a nossa mãe tem pouco tempo para nós, vale lembrar que nesses anos passaram vários partidos e não mudou nada , só promessas e de concreto muito pouco.

  5. O prefeito shirmer tem que agir …seu manhdato dura 4 anos ,santa maria vai contiunuar a apos ele.

    ridiculo separar localidade que fica a 30 minutos do centro .

    Mortari ajudou a eleger shirmer ..

    por que a prefeitura e vereadores não fazem nada isso só irá prejudicar os mais de 260 mil santa marienses.

  6. A postura de Schirmer até esse momento é correta do ponto de vista tático eleitoral, se a emancipação não vingar e ele não se queimar terá garntido uma boa votação que vem da aliança com o PP,partido majoritário nos distritos.
    Se a emancipação se criar sem ele se qjueimar a eleição poderá ser após 2012 e esses eleitores ainda poderão votar em Santa Maria e assim ele se beneficia.
    A emancipação está tomando corpo e já não se movimenta só pela iniciativa do Marion, é uma vontade popular nos distritos, o Marion só acendeu a fogueira!

  7. É nestas horas que o eleitor consegue separar o joio do trigo,ou seja,ver quem faz ou tenta fazer, cansado de pedir,mendigar recursos para a zona rural, somente uma pessoa de muito carater teria a corajem,hombridade de dar a cara a tapa. se vai dar resultado ou nao,é outra questão pois nao depende somente da vontade do MORTARI, mas que mexe com os ânimos de muita gente há isto nao resta a menor duvida. espero que a maioria das criticas sirvam para somar ,e não para diminuir a boa intenção de quem tenta fazer,pois ja notei que a maioria, ou não conhecem o vereador ou levam para o lado pessoal.nao podemos diminuir a pessoa, o ser humano, ou o politico que tem vontade de fazer.ou seja um trabalhador mereçe ser avaliado com muita responsabilidade sem levar em conta o lado pessoal ou divergências politicas,precisamos de ¨POLITICOS¨de AÇÃO.

  8. Eu acho que o vereador Marion Mortari ta pessando na reeleiçao.Entao fica atirando para todos os lado. nao consequiu fazer nada como vereador.quando ele era sub.Prefeito ele culpava admistraçao do Pt.Mas o Nobre vereador tem que ter a humildade de dizer quem realmente deu a oportunidade de estar na politica.Que Fez eleiçao para subprefeito foi o PT.Hoje quem e governo e o Partido que ele escolheu e apoiar colocando para admistrar Santa Maria.Sera que o Vereador quer mesmo a continuidade deste projeto para nosso municipio.

  9. Pode ser que a dita discrição seja uma reação natural ao evento criado intencionalmente pelo vereador Mortari. Ou será que alguém defenda que a proposição tenha origem num raciocínio político. Ouvi declaração do vereador Mortari numa emissora de rádio, no início da semana, em que ele praticamente jogou as fichas, reconhecendo que, se a burla emancipacionista não desse certo que ao menos o recado havia sido dado. Então, eis que a concorrência, para não ficar para trás, publicou, discretamente, que o vereador Mortari afirmara que permaneceria firme e forte na sua proposição. A leitura, ao meu modo, é única: vereador Mortari, abre o olho que o senhor está sendo usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo