ECONOMIA SOLIDÁRIA. Valdeci destaca, na Assembleia, saldo positivo da Feicoop
O deputado Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia gaúcha, nesta terça-feira. O objetivo: falar sobre os grandes eventos da economia solidária, que aconteceram em Santa Maria entre a última sexta-feira e o domingo, promovidos pelo projeto Esperança/Cooesperança.
Leu, também, a “Carta da Ecosol e da Feicoop”, divulgada no final do encontro da economia solidária. Mais detalhes você tem através do material produzido e distribuído pela assessoria do parlamentar. O texto é de Rita Barchet. A seguir:
“Assembleia destaca Feicoop em sessão plenária
Militante de longa data da Economia Solidária, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna na sessão plenária desta terça-feira (12) para divulgar o saldo da 7ª Edição da Feira do Mercosul e 18ª Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo (Feicoop) que ocorreu em Santa Maria no último final de semana.
O petista destacou os números e os resultados do evento que teve 151 mil visitantes. “Participantes de 435 municípios, de 27 estados do Brasil e de 15 países da América Latina, Europa e África estiveram em Santa Maria. Também participaram, empreendimentos solidários, movimentos populares e 220 entidades e organizações da Sociedade Civil e de órgãos governamentais. Foram três dias de trocas de experiências e de resgate da história e dos princípios que orientam a educação popular na América Latina”, contou.
Valdeci também ressaltou as ações que serão executadas daqui para frente pelos empreendimentos solidários “ Fortalecimento da luta para a consolidação da Economia Solidária como política pública; integração das redes nacionais e internacionais e consolidação da Feira de Santa Maria como espaço mundial de articulação da economia solidária.”, relatou.
O deputado encerrou seu discurso parafraseando o dito africano que se tornou um verdadeiro símbolo da Feicoop. “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra”, concluiu.”
PARA LER A ÍNTEGRA DA CARTA DA ECOSOL E DA FEICOOP, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Quando dizem que uma outra economia é possível, estou inclinado a pensar que isso é uma soma, não uma altenativa. Se pensarmos na economia como empreendedorismo, o que a economia solidária está fazendo é somando alternativas empreendedoras para proporcionar um crescimento real a estes grupos da economia solidária. Ninguém pode se encostar em sucessos, como dito pelo senhor Jaci, visto que é uma economia que deve ser levado em consideração visto o seu grau de propulsão econômica que gera. Sempre digo, independentemente de ideologia política, quando se tem um valor empreendedor que agrega, quem estiver contra essa corrente está na contra mão do desenvolvimento.
Gente pequena,
em lugares pequenos,
fazendo coisas pequenas,
vão acabar comendo canjica, pastel e debatendo o bolivarianismo… rs…
O mundo se desenvolve lá fora e Santa Maria assiste pela janela… preso a um passado que não existe mais.
ACORDA SANTA MARIA!!!
Gente pequena,
em lugares pequenos,
fazendo coisas pequenas,
vão acabar comendo canjica, pastel e debatendo o bolivarianismo… rs…
Outro que se encosta no sucesso da Irmã Dill…
Schirmer, Valdeca e quem quiser…muitas pessoas pequenas (Schirmer e Valdeci), fazendo coisas pequenas (mandatos fracos) em lugares pequenos (Santa Maria não cresce), poderão mudar o mundo… o mundo deles, se enchendo de salário a nossas custas…