PrefeituraSaúde

SAÚDE. Farret vai explicar. Afinal, Santa Maria devolveu ou não troco federal?

Na última sexta-feira, só neste sítio foi possível conferir, com detalhes, o quanto Santa Maria gastou em Saúde nos últimos cinco anos. O leitor pode ver (e está ai em cima republicada) a tabela disponibilizada pelo Tribunal de Contas do Estado. Tudo na NOTAVERGONHA! Das 496 cidades gaúchas, Santa Maria é a 481° em investimento na saúde”.

O Diário de Santa Maria foi pra lá de discreto em sua cobertura do fato. Talvez tenha considerado irrelevante. É um direito editorial que não se questiona. A Razão foi mais adiante, e entendeu que merecia a manchete da sua edição, dando ênfase à colocação (vergonhosa) de Santa Maria no ranking elaborado pelo TCE. Este editor optou por trazer as informações. E ofereceu sua interpretação. Ninguém precisa concordar com ela, claro. Mas os dados foram todos trazidos.

Pois bem. A partir do texto deste editor, o Promotor  de Justiça João Marcos Adede y Castro produziu um texto, publicou em seu blogue, e aqui foi repercutido e REPRODUZIDO no sítio. Ali, naquele artigo, e não em outro lugar, surgiu pela primeira vez a informação de que Santa Maria teria devolvido recursos recebidos dos governos federal e estadual. E que foram, é a dedução possível, jogados pela janela.

Foi apenas a partir daí (da nota do sítio e do artigo do Promotor) que a mídia enfim se tocou. E foi atrás. É quando entra o Conselho Municipal de Saúde, cujos dirigentes, embora trazendo números diferentes, também tornaram público o que seria esse “desperdício” de dinheiro numa área sabidamente carente. Ou pelo menos assim reconhecida pela própria prefeitura.

Pelo governo da comuna, quem falou foi o secretário de Comunicação, Giovani Manica. E o secretário de saúde (e vice-prefeito) José Farret emudeceu. Assim como o prefeito, Cezar Schirmer. Pois bem, aparentemente, a prefeitura se tocou. Isso tem que ser devidamente explicado. É o que se promete para a manhã desta quinta-feira. Farret vai falar. Provavelmente acompanhado de Schirmer. Foi convocada uma entrevista coletiva para tanto, às  9, no auditório da Prefeitura – como este repórter antecipou ao meio dia desta quarta, no programa Sala de Debate, na rádio Antena 1. Bueno, aguardemos! Afinal, a relevância é óbvia.  Ou não?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. -Feliz de um País que “ainda” tem liberdade de imprensa. Parece que estamos regredindo a idade da escuridão onde os nossos gestores tentam esconder suas mediocridades e omissões.Explicar o inexplicável, bem desisto, é o fim…isto é uma VERGONHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo