EducaçãoInfânciaMinistério Público

PRÁTICAS RESTAURATIVAS. Ministério Público e Cededica lançam projeto em 8 escolas

Ministério Público e Cededica, em reunião com os capacitadores das escolas incluídas

Acompanhe, a seguir, na íntegra, material que recebi agora há pouco, da assessoria de imprensa do Ministério Público. O texto e a foto são de Maurício Araújo. Confira:

MP de Santa Maria propõe projeto de Práticas Restaurativas

O Ministério Público de Santa Maria, juntamente com o Cededica, lançou nesta segunda-feira, 11, o projeto de Práticas Restaurativas para oito escolas da cidade. A partir da sensibilização e da capacitação da comunidade escolar um grupo previamente capacitado implementará as Práticas Restaurativas através da comunicação não violenta, prevenção dos conflitos e dos círculos restaurativos.

O projeto, que será executado pelo Cededica e fiscalizado pelo MP, terá duração de um ano. Durante esse período será formado grupos de estudos para levar aos alunos, pais, professores e a toda comunidade escolar as Práticas Restaurativas.

Segundo os capacitadores, as práticas estão fundadas em um conjunto de valores e princípios que proporcionam a construção da cultura e da paz. Também acrescentam que é preciso compromisso entre os envolvidos para a implementação do projeto. É necessário envolver a comunidade escolar, trabalhar com as famílias e resgatar vínculos.

Estiveram presentes no evento os Promotores de Justiça, Ivanise Jann de Jesus, Antônio Augusto Ramos de Moraes, a Juíza da Infância e da Juventude, Dra. Lilian Franzmann, representantes da 8º Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Cededica, representantes das escolas beneficiadas, entre outras autoridades.

Para encerrar a palestra os capacitadores expuseram uma frase, de Marcel Proust, para reflexão. “A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo