QUESTÃO INDÍGENA. Protesto das tribos e apoiadores. Prefeitura recebe representação
Sim, tem índio em Santa Maria. Creia: há quem não saiba, mesmo que “tropece” em alguns deles, no centro da cidade. E não vivem exatamente em condições dignas na cidade, embora cá estejam há um grande punhado de anos.
Pois, nesta terça-feira, com o apoio de várias organizações, inclusive políticas e sindicais, eles se fizeram ouvir, bem no centro da boca do monte. E depois foram, em caminhada, à Prefeitura Municipal. Lá, foram ouvidos pela Chefe de Gabinete Magali Marques da Rocha.
Logo abaixo, você tem parte do relato da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, para esta conversa com o Executivo. Lá no final do texto, há um link para outra reportagem, esta feita pela assessoria de imprensa da Sedufsm, com mais detalhes da manifestação dos indígenas e seus apoiadores. Agora, o material da CCS/PM, com texto de Fabrício Minussi e fotos de Larissa Mayer. Acompanhe:
“Povos indígenas pedem apoio do Executivo no encaminhamento de reivindicações históricas
A Chefe de Gabinete Magali Marques da Rocha recebeu na tarde desta terça-feira (12) um grupo de aproximadamente oito índios que foram ao Centro Administrativo pedir apoio do Executivo Municipal no encaminhamento de pedidos históricos junto a órgãos estaduais e federais, que são os responsáveis pela elaboração, execução e financiamento de políticas públicas em favor dos índios, resguardados pela Constituição Federal de 1988.
Na oportunidade, a Chefe de Gabinete recebeu dos índios um documento especificando algumas ações que necessitariam da intervenção do Município. O documento, conforme Magali Marques da Rocha, será encaminhado pelo secretário de Município Adjunto de Assistência Social e Cidadania (SMASC), Odilo Ravanelo, encarregado do Executivo para dialogar com as comunidades indígenas locais. Os índios também solicitaram uma audiência com o prefeito Cezar Schirmer. O pedido também está sendo encaminhado.
A atual Administração Municipal tem consciência dos problemas que afligem as comunidades indígenas que ao longo dos anos foram se estabelecendo em Santa Maria, fugindo das péssimas condições de sobrevivência existentes em suas sedes. A SMASC vem monitorando as condições dos acampamentos existentes na cidade, fornecendo água potável.
Com a chegada do inverno, os índios também estão sendo contemplados com donativos arrecadados pelo Gabinete da Primeira Dama, através das campanhas de doação de alimentos e roupas. A Prefeitura também permite que os índios comercializem seus produtos de artesanato no Centro da cidade, por entender ser essa a principal fonte de renda das famílias.”
LEIA TAMBÉM A REPORTAGEM “Indígenas ocupam a praça e protestam”, produzida pela assessoria de imprensa da Sedufsm, uma das apoiadoras do movimento. O texto é de Fritz R. Nunes
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.