SAÚDE. Na espera, oficialização da saída de Thomé. E Renor não será o substituto
Como ANTECIPEI, ainda na madrugada de domingo, Luiz Gustavo Thomé pediu demissão e não será mais o secretário adjunto da Saúde. Já comunicou sua decisão a quem devia, ao prefeito Cezar Schirmer e ao secretário municipal de Saúde, José Haidar Farret. Não são conhecidas as alegações mas, aparentemente, nada têm a ver com um eventual desconforto no governo. Aparentemente.
Imaginavam-se duas coisas. Uma é que o anúncio oficial aconteceria nesta segunda-feira. Outra é que o provável substituto seria o também médico Renor Beltrami, com grande experiência executiva pública (já foi secretário de Saúde do município, nos anos 80) e privada (é da direção da Unimed).
A primeira não se confirmou. Inclusive porque Thomé está viajando. Como soube agora à noite, está no Rio de Janeiro e, também, por iniciativa própria, deverá visitar UPAs cariocas, similares à unidade que será criada em Santa Maria.
Assim, o anúncio oficial ainda deve demorar alguns dias. O que acabou sendo bom para o governo. Exatamente por que Renor Beltrami, com quem o editor papeou nesta segunda-feira, embora se mostre disposto a ajudar a administração, quem sabe até formulando alguns projetos na área da saúde, não quer e não pode assumir como secretário adjunto -exatamente por força de suas outras inúmeras atividades. Ele entende que o cargo requer dedicação exclusiva. O que torna-se impossível para ele.
Aliás, isso também pode ser uma boa explicação para a saída de Thomé, que tem várias outras atribuições com as quais têm que arcar.
De modo que, cá entre nós, o governo está com um problemão. Se Renor não é, quem será o substituto de Thomé? Tcham-tcham-tcham-tcham!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Será que está saíndo após fazer um claro diagnostico da saúde em Santa Maria, onde afirmou em entrevista no Jornal “A Razão” que o que falta é espaço ( diga-se leitos) no PA-Patronato, que as UBs não funcionam e isto leva ao congestionamento do PA e que o problema principal é a falta de “gestão” na saúde?
E, o prefeito, pensando em seu castelo(SUCV)para ser entronizado. E, alguns dizem que Schirmer é cavalo de delegado para a próxima eleição. Darão com os burros n’água.