PrefeituraSaúde

SAÚDE PÚBLICA. Prefeitura promove um “tour” com repórteres, no PA do Patronato

Thomé, em nome da prefeitura, foi o anfitrião dos repórteres, no PA do Patronato

Os jornais Diário de Santa Maria e A Razão publicaram amplas reportagens, neste sábado (AQUI e AQUI, nas páginas 4 e 12) acerca da situação do Pronto Atendimento Miguel Schneider (do Patronato), completamente superlotado. São textos bastante elucidativos, com certeza e mostraram o que apreenderam os profissionais dos dois veículos.

Mas é interessante, inclusive para verificar o contraponto, ler também o que a imprensa oficial, no caso a Coordenadoria de Comunicação Social, apresentou como versão daquele verdadeiro “tour” acontecido na manhã de sexta-feira, no PA. É esse o texto que você lerá a seguir, de Fabrício Minussi, com foto de João Vilnei. Acompanhe:

Prefeitura sai em defesa do PA do Patronato. Imprensa confere atendimento ao público

Os profissionais da imprensa de Santa Maria puderam conferir na manhã desta sexta-feira (13) os serviços prestados pelos profissionais da saúde no Pronto Atendimento (PA) do Patronato. Também foi possível constatar as dificuldades existentes para atender a demanda que chega à unidade em função da falta de leitos hospitalares na cidade e à procura por serviços que deveriam ser acessados na rede básica de atendimento.

Durante aproximadamente uma hora, o secretário adjunto de Município da Saúde, Luiz Roberto Thomé, acompanhou as reportagens de rádios, TVs e jornais de Santa Maria, numa espécie de vistoria às instalações do PA do Patronato, com o intuito de demonstrar a qualidade do atendimento prestado pelas equipes que atuam no pronto atendimento, situado na Avenida Maurício Sirtosky Sobrinho. Os vereadores Luiz Carlos Fort e Maria de Lourdes Castro acompanharam o secretário adjunto na agenda com a imprensa.

“O nosso PA do Patronato possui ótimos profissionais, que se desdobram para enfrentar os problemas e a quantidade de pacientes que aqui chegam para buscar atendimento. Precisamos deixar claro que problemas como tempo de espera por atendimento existem, pois muitos dos casos que chegam ao PA são de responsabilidade da rede básica que não é acessada, então, o paciente procura o PA, pois sabe que aqui o serviço é de qualidade, não falta medicamento nem material e, o principal, ele sabe que será atendido”, disse Luiz Thomé.

O secretário adjunto acrescentou que a falta de leitos hospitalares na cidade e a superlotação do Pronto Socorro do Hospital universitário de Santa Maria (HUSM) faz com que o usuário do sistema público de saúde busque o atendimento de urgência do PA do Patronato. “O resultado é esse. Pacientes que necessitam de marcapasso, cirurgia ou que apresentam qualquer outro quadro com diagnóstico de internação, acabam ficando no PA, pois não temos para onde mandá-los”, afirma Luiz Thomé que reforça que “mesmo assim, ninguém deixa de ser atendido”.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Cezar Schirmer e o secretário de município da Saúde e vice-prefeito José Haidar Farret são sabedores dos desafios e dificuldades que teriam pela frente para recolocar Santa Maria novamente como referência em atendimento na saúde, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Status que o Município deixou de ostentar pelo descaso com que a saúde foi tratada na cidade nos últimos anos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo