CulturaEducaçãoMundo

11 DE SETEMBRO. Um debate e tanto. E o “primeiro turno” acontece nesta segunda

Um “Cultura na Sedufsm” diferente. Não no conteúdo – a discussão em torno de um tema importante. É o caso do “11 de Setembro” e suas decorrências planetárias. Mas na forma – em duas etapas, com debatedores diferentes e temas idem, mas obviamente correlato o principal.

Tudo começa nesta segunda-feira, com a participação do jornalista Luiz Antônio Araújo, que viveu bem de perto uma das conseqüências do “11”, as guerras no Afeganistão e no Iraque. O “segundo turno” acontece na próxima semana. Mais detalhes você tem no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, a promotora do evento. O texto é de Fritz R. Nunes, com ilustração da J. Adams Propaganda. A seguir:

Cultura na Sedufsm debate o 11 de Setembro

Debater os reflexos mundiais dos atentados de 11 de setembro, uma década depois. Esse é o objetivo do Cultura na SEDUFSM do mês de agosto, que será dividido em duas etapas. Nesta segunda, 22, a partir das 19h, a discussão será sobre “O papel da imprensa nas guerras do Oriente Médio“, com o jornalista de Zero Hora, Luiz Antônio Araújo, que participou de coberturas de conflitos importantes, e o professor de jornalismo da UFSM e presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro. A coordenação será do professor da UFSM, Humberto Gabbi Zanatta.

Os debatedores analisarão a cobertura da imprensa sobre conflitos como o do Afeganistão e do Iraque a partir de um documentário que será exibido: “A guerra que você não vê“, de John Pilger.

O Cultura na SEDUFSM para debater o 11 de setembro terá seu segundo momento no dia 29, também às 19h, tendo como tema:  “Terrorismo e os reflexos do 11 de setembro”, que será abordado por Osvaldo Coggiola, economista e professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).

Coggiola é autor de inúmeras obras, entre as mais recentes: “O Craque de 1929 e a Grande Depressão da década de 30” e “Islã histórico e Islamismo político”. A coordenação da atividade será do professor de História da UFSM, Carlos Henrique Armani.

O Cultura na SEDUFSM é um projeto criado pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM, ainda em 2005, e que atinge a sua 48ª edição. Todos os eventos promovidos são gratuitos e abertos à comunidade, transcorrendo no auditório da entidade, localizado à rua André Marques, 665.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo