EconomiaEducaçãoSanta MariaUFSM

SANTA MARIA. UFSM está participando da elaboração do plano estratégico para a cidade, junto com a Adesm

O trabalho original é da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). Que é quem conduz o processo. Mas a Universidade Federal está participando ativamente, na adequação do chamado Plano Estratégico para a cidade, em elaboração.

Afinal, o que significa isso? E qual a participação efetiva da instituição e quem trabalha nessa história? Os detalhes estão em material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A reportagem é de Franciele Varaschini. Acompanhe:

UFSM contribui para o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município

Um grupo de professores pertencentes aos departamentos de Ciências Administrativas, Ciências Econômicas e Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está trabalhando na adequação técnica do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, criado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). A revisão está prevista para ser finalizada em outubro.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município é constituído por um conjunto de propostas e objetivos estratégicos capazes de atender às principais necessidades de Santa Maria. “Isso dentro de uma lógica pensada até em torno de 2030. É todo o conjunto de objetivos e propostas que vão nortear ações dentro da cidade. Isso vai ser entregue ao município, que vai decidir, logicamente, se usará ou não, mas será um conjunto de orientações que poderá ser levado em consideração”, afirma a coordenadora geral do processo de adequação técnica pelo qual a UFSM é responsável, professora Vania Medianeira Flores Costa.

A Adesm constituiu o plano em oito eixos considerados prioritários: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Saúde, Segurança, Infraestrutura e Gestão Pública. Para cada um dos eixos são feitos fóruns para a discussão das propostas e objetivos que serão integrados ao documento. As reuniões acontecem uma vez por mês.

A Adesm convida membros da sociedade que tenham maiores afinidades e conhecimento específico para integrar o grupo de discussão de cada eixo. Qualquer morador de Santa Maria também pode contribuir com propostas, que serão analisadas pelo grupo. Se forem consideradas relevantes, serão integradas ao plano e depois passarão pela revisão técnica dos professores da UFSM…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

21 Comentários

  1. OS contratados são todos do PMDB ou são esposas destes.
    Olhem a equipe executiva e vejam a formação de alguns e algumas para seus cargos e vejam se não é da ADESM que Schirmer está criando seu novo substituto. Antes era o Tubias, que não emplacou, agora é o Superintendente.
    Alguem duvida? Eu aposto.
    http://adesm.org.br/adesm

  2. Reforço e adequo o texto às suas preocupações com “afirmações” falando só o que é público e deveria ser explicitado pela imprensa (Ou também não posso citar os nomes da UFSM e da ADESM?): A UFSM não está ajudando a ADESM, está sendo paga régiamente com recursos públicos(R$ 98.000,00) pela ADESM para fazer um serviço que esta deveria fazer, e não tem capacidade técnica. Este dado não tem sigilo nenhum, pois é decisão tomada em reunião de Diretoria da ADESM e repassada pelo Conselho Superior. Porém os integrantes (todos!) da ADESM são pagos com os recursos públicos (e se são públicos podem ser divulgados!) que a Prefeitura repassa (R$ 25.000,00/mês),para fazerem o quê? O Movimento Santa Maria que Queremos era de voluntários, porque agora quem faz recebe pagamento? E eu não diria que todos são ligados ao PMDB, porque tem gente do PT, do PDT, e do PSDB. Ah, esqueci, eles também são do governo!

  3. A ADSM parece ser uma obra criada, pelo povo do pmdb e os amigos do Schirmer, para perpetuar, impor, o seu pensamento e intenções para as administrações futuras.
    E a cidade ficará por muitos anos atrelada as idéias desse grupo. Agência de desenvolvimento tem que ser plural.

  4. Ao(à) comentarista “maslovsky”: jogar nomes e pessoas, indicando-lhes salários e imputando-lhes coisas que podem ser crime, além de não se identificar, o que ao menos poderia fazer com quem o editor seria condenado em processo criminal, não é exatamente um comentário para ser publicado. E não foi. E não será. Para proteger o nome das pessoas e instituições e, creia, o próprio comentarista. Se o(a) amigo(a), no entanto, tem tanta certeza do que diz, o caminho talvez seja o Ministério Público. Lá eles aceitam denúncias anônimas e podem investigá-las, diferente deste editor. Em tempo: o sítio não duvida da veracidade. Só não pode prová-las.

  5. Passa o tempo e ninguem me desmente. TODOS da ADESM tem dívida politica com Schirmer, são filiados ou ligados a filiados.
    O silencio é a prova que estou certo. ADESM é a secretaria do Schirmer para dar cargo aos seus amigos.

  6. Quando a política eleitoreira domina todos os assuntos não sai algo que preste.
    Se o planejamento for realista, o que acho difícil, pode até ter alguma utilidade. Mas se começar com idéias como transformar o centro do estado em pólo turístico não tem futuro.

  7. Que delícia! Deixem prontinho o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município para a próxima administração, porque essa até os ratos roeram.

  8. E fez o que até agora? quais ações para melhorar o desenvolvimento? será que foi esta agencia que trouxe uma oficina de tanque de guerra que até o momento nem saiu do papel e que o prefeito alardeia por aí como se fosse a oitava maravilha,ora vamos,é mais um acomoda companheiro,como muita secretaria que tem um monte de CC que não faz nada,essa é a verdade senhores da agencia de ” desenvolvimento “.

  9. A isenção acaba quando todos da agencia tem relação com PMDB ou Schirmer. Estou esperando uma negação, simples. Estamos errados? Afirmem!

  10. Essas “entidades empresariais” de Santa Maria são da mesma utilidade de um peso de papel. Vejo elas, e queria muito estar errado sobre esta opinião, mas elas estão, sem exceções, mais atrapalhando o desenvolvimento da cidade do que auxiliando. São um belo incentivo para qualquer empresário ter vontade de transferir sua empresa para qualquer lugar próximo, Itaara, São Pedro do Sul, ou qualquer outra que for…

  11. Prezados,

    Faço aqui alguns esclarecimentos em função da tarefa que desempenho dentro da AADESM.
    1 – o processo citado na notícia da UFSM que envolve a comunidade para discutir estratégias para as diversas areas é o Movimento “A Santa Maria que Queremos”. Esse movimento iniciou em 2009, sendo coordenado pela Prefeitura Municipal, e chegou como resultado até a elaboração de um mapa estrategico com as areas priorizados pela comunidade. Com a criação da ADESM em 2011 a coordenação do movimento passou para a Agencia que iniciou um processo de se estabelecer objetivos e propostas para cada umas das areas priorizados no Mapa.
    2 – Convido a todos para participarem dos processos das reunioes e verificarem a insenção políticas partidária e a priorização pela técnica metodológica.
    3 – aos que aqui comentaram convido-os a participarem e contribuírem com o processo, as reuniões sao abertas a comunidade. Todas as reuniões possuem memória com relatos e participantes e estao disponíveis no site, http://adesm.org.br/forums-tematicos , basta enviar um email escolhendo a área e passara a receber os convite por email.
    4 – fico a disposição para qualquer esclarecimento através dos contatos [email protected] ou 81220054
    Abraço
    Gustavo

  12. Prezados!

    Onde estão as “novas” lideranças pensantes de Santa Maria? Pois percebo que são sempre os mesmos…
    Por falar em projetos de desenvolvimento, há alguns anos já circulava a informação do projeto “Santa Maria que queremos”. Será que ficou no plano das ideias? Ou foi discurso político?
    Sugiro ao jornalista retomar o tema.

  13. Seria esclarecedor, tambem ,divulgar os balancetes, entradas, saídas I(gastos, diárias, combustíveis), situação financeira do legislativo.
    Para avaliarmos, com dados.

  14. Seria, uma atitude de transparência ,a vereadora divulgar o custo em Reais,(valores que somou) toda a “elogiadíssima” cpi. Solicitação de cidadão.

  15. Fica sempre a sensação de que o prefeitura e sua fiel tropa de choque pensam que todo mundo é idiota. A vereadora Maria de Lourdes tem uma cara-de-pau invejável.

  16. A capa do DSM, esta ótima,a veresdora dissendo que a cpi não acabou em pizza, e mostrando os recursos, alimentos agua, grãos, que perderam validade. No CDM, da prefeitura, Não foi só em pizza que se transformou-se.. em tudo isto.

  17. “técnico, baseado nas leis vigentes e inclusive elogiadíssimo por juristas e operadores do Direito.” vereadora m.de lourdes , DSM 03/08/2013
    Quem seriam, estes Juristas e Operadores do direito, que fizeram elogiadíssimos, comentários.???? à cpizinha.
    Nomes, vereadora.. onde trabalham, quem são??

  18. Mais uma vez concordo plenamente com o internauta Jaci Borreau;…a ADESM é bancada por gente ligada ao PMDB;…portanto;…este “Projeto” é totalmente “político”. Sinceramente;…não levo muita fé neste projeto;…mas, enfim;…somente o tempo dirá se eu e o Jaci é que temos razão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo