CidadaniaEducaçãoEstado

CIDADANIA. Fórum na UFSM debate políticas públicas para pessoas com deficiências

Recebi material da assessoria de imprensa do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. O tema: plenária do Fórum para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades, que acontece amanhã, a partir das 8 e meia, na UFSM. O texto é de Jaqueline Silveira. Confira:

Santa Maria discute políticas para pessoas com deficiência

As políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades estarão em debate nesta quarta-feira (10) em Santa Maria. A 93ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades ocorrerá a partir das 8h30min, no anfiteatro Professor Flávio Schneider do Centro de Ciências Rurais (CCR), campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Camobi. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, participará do evento.

O encontro, que irá reunir entidades ligadas ao assunto, pais, educadores, profissionais, empresários e representantes da comunidade, debaterá temas como garantia do direito das pessoas com deficiência, acessibilidade, educação, saúde, trabalho e inclusão social e escolar.

Além de possibilitar a elaboração de políticas públicas e verificar a realidade da Região Central quanto à acessibilidade, a plenária oportunizará às pessoas esclarecer dúvidas, fazer reivindicações e receber orientações sobre direitos e benefícios em áreas como saúde, educação, transporte, assistência social, trabalho, esporte e lazer, por meio do serviço de acolhimento da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).   

“As pessoas poderão receber orientações sobre as demandas em todas as áreas do serviço público. Elas também poderão se cadastrar para darmos um retorno e tentar resolver as situações”, afirma o diretor-presidente da Faders, Cláudio Silva, sobre o serviço de acolhimento.

O evento, que se estende por todo o dia, é promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), por meio da Faders, em parceria com o Ministério Público Estadual, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), prefeitura e Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Confira abaixo a programação do evento:

8h30min – Abertura oficial
9h30min – Fórum: Garantia de Direitos e Cidadania: Ministério Público/COEPEDE/FADERS
11h – Experiências Locais e Região
13h30min – Seminário Técnico: Convenção da ONU e das Políticas Públicas – perspectivas e desafios
17h30min – Encerramento

Atividades paralelas
13h30min – Sala dos Gestores dos Municípios que participam do fórum
13h30min – Encontro com universidades da região”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo