AssembleiaHistória

DIA DO ADVOGADO. Jorge Pozzobom usa Grande Expediente da AL para lembrar a data

Jorge Pozzobom, entre outros fatos, lembrou que 30% dos deputados são advogados

Com a presença de representantes dos operadores do Direito, em todos os níveis, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) homenageou os advogados por sua data (nesta quinta, 11 de agosto). Para tanto, utilizou o espaço do Grande Expediente da Assembleia Legislativa.

Entre os presentes, o santa-mariense Carlos Edison Domingues, que lá esteve em nome da subsecção boca-do-montense da Ordem dos Advogados do Brasil. Como disse Pozzobom a este repórter, a presença de Domingues tinha um “quê” especial. Foi ele que filiou o parlamentar ao PSDB, o que representou o início de sua carreira política.

Para saber mais do que discursou o líder tucano, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A reportagem é de Vanessa Canciam, com foto de Marcos Eifler. A seguir:

Parlamento gaúcho presta homenagem ao Dia do Advogado

O deputado Jorge Pozzobom (PSDB) ocupou o período do Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (10) para homenagear o Dia do Advogado, comemorado amanhã (quinta), 11 de agosto. O parlamentar resgatou aspectos históricos da consolidação da profissão no Brasil e da importância da atividade para a garantia do Estado Democrático de Direito e para a defesa das garantias individuais e do cidadão. “Não há uma verdadeira justiça sem esse profissional”. Pozzobom registrou que 30% dos deputados estaduais são advogados, incluindo ele próprio, que afirmou continuar exercendo a profissão juntamente com o mandato parlamentar.

Pozzobom relatou que os debates para que existissem faculdades de Direito no Brasil começaram logo após a Independência do País. Os dois primeiros cursos jurídicos brasileiros foram criados em São Paulo e em Olinda, em 1827. Anos depois, em 1843, a categoria se reuniu no Instituto dos Advogados Brasileiros. A Ordem dos Advogados do Brasil só foi instituída após a Revolução de 1930, época em que os advogados já participavam ativamente da renovação política do país. “A OAB tem a missão de zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, e pela ampliação dos direitos da sociedade em geral”, afirmou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo