EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Governo melhora proposta, mas líderes docentes federais consideram que avanço ainda foi pequeno

Marina Barbosa (E), presidente do Andes, reconhece avanço, mas considera proposta insuficiente

Na próxima quinta-feira haverá assembleia dos professores da UFSM, convocada pela Seção Sindical dos Docentes. Nela será discutida a possibilidade de marcar o início de uma greve da categoria, além de avaliar as negociações que acontecem em Brasília.

Ontem à noite, inclusive, houve uma reunião entre as lideranças nacionais dos docentes e autoridades do ministério do Planejamento. Sobre o encontro e o que dele acharam os sindicalistas, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto e a foto são de Renata Mafezzoli, da assessoria do Andes-Sindicato Nacional. A seguir:

Reunião ANDES e governo: avanço ainda pequeno

O ANDES-SN se reuniu mais uma vez com o governo na noite desta segunda-feira (15/8), na tentativa de avançar as negociações em torno da pauta emergencial apresentada pela entidade. O encontro, que estava marcado para às 19 horas, teve início às 21 horas e durou cerca de uma hora e meia. Também participou do encontro o Fórum de Professores (Proifes).

Diante da crescente insatisfação da categoria, já expressa na última reunião com o governo (9 de agosto), o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (MP), Duvanier Paiva Ferreira, iniciou o encontro informando que o governo está disposto a incorporar da Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt), contemplando desta forma os professores do Ebtt.

Paiva propôs também adiar a correção das distorções geradas no momento da criação da classe de professor associado e, em troca, reajustar as iniciais das classes. Esse movimento seria, segundo o secretário do MP, no sentido de contemplar uma parcela maior da categoria.

O secretário se desculpou por não ter tido tempo para avaliar o impacto da contraproposta emergencial apresentada pelo ANDES-SN, de valorização do salário inicial da carreira, com piso de R$ 2194,76 para o professor graduado com jornada de 20 horas, conseqüente reajuste da malha salarial e degraus constantes de 3% na carreira com 17 níveis.O representante do MP destacou ainda a necessidade de se chegar a um acordo ainda nesta semana, pois ele pretende encerrar a planilha orçamentária para encaminhar à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN, informou que o ANDES-SN realizou, na última semana, uma rodada de assembleias gerais e um encontro do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para avaliar a proposta que havia sido colocada na mesa na reunião de 9 de agosto com MP…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo