ELEIÇÕES 2012. O temor do PMDB nacional é perder espaço para o PT nas comunas
Faz sentido. Se o PT tem 17 ministérios e o PMDB cinco, é natural que os peemedebistas se preocupem com a perda do hoje latifúndio espaço que desfrutam nos municípios. Mais de 1,2 mil deles (ou quase 25% do total) são dirigidos pelo PMDB.
Mas, o que fazer? Inclusive porque, em algumas colunas, as duas siglas estão ou estarão juntas. Disso, mas sobretudo do temor e suas causas, trata material publicado na versão online d’O Estado de São Paulo. A reportagem é de Christiane Samarco. A seguir:
“PMDB teme perda de espaço para o PT nas eleições de 2012…
… Oito meses de administração Dilma Rousseff depois, o PMDB concluiu que o sonho da Vice-Presidência – um passaporte para ingressar no futuro governo maior do que saíra da Era Lula e disputar de igual para igual com o PT – virou pesadelo. Além de perder espaço no ministério, o partido luta para não ser subjugado por petistas no Congresso e nas urnas de 2012, assombrado com a perspectiva de encolher nas eleições municipais.
Os peemedebistas comandam hoje apenas cinco ministérios, enquanto o PT acumulou mais poder com 17 ministros e pastas de alta relevância política, como Saúde e Comunicações – antes na cota do PMDB.
“Mas não adianta chorar o leite derramado. O partido virou esta página”, conforma-se o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), argumentando que o relacionamento com a presidente Dilma Rousseff tem melhorado.
O que preocupa peemedebistas não é a interlocução com o Planalto, mas a disputa eleitoral do ano que vem. “Vamos ser aniquilados nas prefeituras”, prevê o deputado Eduardo Cunha (RJ), escancarando o temor que a cúpula do partido só manifesta nos bastidores…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Conversa! O PMDB está onde quer e gosta de estar. Esse pessoal não administra nada, vive de carguinhos e de vice de qualquer um que lhes dê espaços de poder. Nada mais! Lembram de onde eles sairam?