EstadoPolítica

ESTADO. Primeira mudança no Governo Tarso mexe com nomes de Santa Maria e região

Estilac Xavier, favorito absoluto para uma das duas vagas abertas no Tribunal de Contas

Sai Estilac Xavier, santa-mariense, entra João Motta, formigueirense. Isso mesmo. É a possibilidade mais comentada acerca da que deve ser a primeira mudança efetiva no primeiro escalão do Governo do Estado, desde a assunção de Tarso Genro, em 1° de janeiro.

Mas, como? Xavier, atual secretário-geral de Governo, é “pule de 10” para assumir uma das duas vagas criadas, de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Sua saída determinará rearranjos no secretariado. E Motta, atual secretário de Planejamento, é o mais cotado para mudar de posto.

Até lá, no entanto, algumas coisas (e negociações políticas) importantes ainda têm que ocorrer. Quem trata do assunto (TCE e 1° escalão, passando por informações do Legislativo) é o jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Felipe Prestes,com foto de Eduardo Seidl, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Indicações ao TCE podem mexer com secretariado do governo

Na volta do recesso parlamentar, uma tarefa aguarda o governador Tarso Genro e as maiores bancadas da Assembleia Legislativa. A indicação de nomes para duas vagas abertas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está praticamente definida. Por parte do governo, o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) deve assumir a cadeira do conselheiro João Osório. Já a vaga do conselheiro Vitor Faccioni, de indicação da Assembleia – que caberá à bancada do PT, por acordo entre as maiores bancadas – ainda está em aberto. O nome mais forte entre os deputados petistas continua sendo o do secretário-geral de governo, Estilac Xavier, o que provocará uma mudança no primeiro escalão do governo gaúcho.

A indicação de Loureiro, que deve ser oficializada por Tarso ainda em agosto, já estava definida na composição de governo, como uma das condicionantes para que o PDT entrasse no governo. A informação não é confirmada pelo líder da bancada pedetista, Gerson Burmann. O deputado, contudo, assegura que já há outro acerto definindo o nome de Adroaldo.

Segundo Burmann, o acordo realizado pelas quatro maiores bancadas – PT, PMDB, PP e PDT – que estabelecerá no regimento da Assembleia um rodízio entre os partidos de maior representação para as indicações ao TCE, previa a indicação de Loureiro pelo governador ou pela bancada do PT. Com a indicação de um petista e de um pedetista para as duas vagas que estão abertas, as quatro siglas terão conselheiros no TCE, porque o conselheiro Marco Peixoto é ligado ao PP e Algir Lorenzon é ligado ao PMDB…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo