EXCLUSIVO. Vem aí licitação da Prefeitura que vai mexer com o mercado publicitário de Santa Maria. Até o MP está no processo
Não chega a ser exaaaatamente uma novidade. Para o leitor deste sítio, bem entendido – pois o tema é explosivo o suficiente para não agradar muito à mídia tradicional da cidade. O fato é que pode mexer com interesses muito bem localizados nos meios de comunicação locais, mais acostumados ao contato direto com o poder público.
Aqui se publicou, no dia 20 de maio (três meses e pouco atrás, portanto), a nota “ANOTE: Vem aí licitação para agência de propaganda que atenderá conta da Prefeitura “. Pois, aparentemente, a coisa anda rápido. O que mudará, talvez, é o prazo de validade do contrato a ser assinado, concluído o processo licitatório. Não mais ano e meio, mas um ano e pouco – tempo de mandato que resta ao prefeito Cezar Schirmer.
O que tem de novo? É o, digamos, espírito colaborativo que envolve inclusive o Ministério Público. A propósito desse processo, o editor contatou o secretário de Relações e Governo do município, Giovani Manica. E, na sexta-feira, mesmo dia em que o Diário de Santa Maria dava uma NOTINHA acerca de processo semelhante que vai ocorrer no Banrisul (hoje com agências que o atendem emergencialmente), o sítio recebeu a seguinte correspondência eletrônica. Ela é autoexplicativa. Confira:
“Saiu no Diário de hoje (pág. 6), e nos principais jornais do Estado e do centro do país, a denúncia de que o Governo Tarso, contratou sem licitação a agência Escala, de seu marqueteiro de campanha para gerenciar R$ 99 milhões da verba do Banrisul.
Por outro lado, nós (prefeitura) estamos concluindo o termo de referencia/edital para contratação de Agência de Publicidade para Prefeitura, como prevê a lei para todos os órgãos da administração pública direta ou indireta. Hoje isto é imposição de lei federal nº 12.232/2010, sem exceção.
Estamos utilizando como referência o edital da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério Público do RS, as quais são as únicas instituições totalmente adequadas à nova legislação.
Destaco que os editais que estamos utilizando como modelo, foram desenvolvidos pelos técnicos do MP do RS conjuntamente com a Prefeitura de Porto Alegre, e com os quais já tivemos diversas reuniões.
Além disso, e no intuito de que esta concorrência respeite todos os requisitos legais e proteja ao máximo o interesse público desta Prefeitura, estamos recebendo a colaboração do próprio Ministério Público de Santa Maria na pessoa do Dr. Joao Marcos Adede y Castro, com o qual já me reuni pessoalmente e encaminhei documentação para análise e sugestão.
Tudo isso, dá mais trabalho, é claro, mas atende os requisitos legais e respeita o dinheiro do contribuinte santa-mariense.
Abraços,
Giovani Carter Manica”
PARA RELER A NOTA “ANOTE: Vem aí licitação para agência de propaganda que atenderá conta da Prefeitura”, PUBLICADA EM 20 DE MAIO, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Gostaria de saber o que vai ser feito com os 4 CC’S que estão nomeados na Comunicação da Prefeitura de Santa Maria para cuidarem da Publicidade. Será que no contrato existe uma clausula para que estes mesmos sejam contratados pela agência vencedora? Fica o registro.
insano…
O tempo passa, os anos voam e esse Governo sempre justificando seus atos citando atos de terceiros.
Já ficou provado que este é um governo apenas de comparações, ação que é bom muito pouco. Falam muito e nada fazem.
Eu próprio, mero cidadão, um ser desconhecido e de pouca expressão fui alvo de uma nota oficial publicada no sitio da Prefeitura em outros tempos. Tudo para justificar a incompetencia de um secretario do PAC da época.
Não entendi outra coisa. O Banco visa o lucro(no que esta certo) por isto não pode ficar sem marketing, propaganda etc. O secretario esta pouco informado do processo todo. Comparar um Banco e seus serviços com os afazeres da prefeitura é outra coisa.”Tudo isto da mais trabalho” Achei que os secretarios tinham que trabalhar sempre(com afinco e dedicação), e não em ocasiões especiais.
Não entendi a colocação do cidadão, se não consulta ele fala se consulta fala tambem, se é verdade o que foi dito é simples e só provar que o Governador, não fez e esta resolvido, sem jogo de honestidade, pois verdade é uma só todos botam dinheiro fora com propaganda, porque não botam na saúde.
Não entendi uma coisa. Esta não é uma correspondência oficial do secretário? Para justificar a tentativa de lisura ele tem que citar o Tarso? Estaria se precavendo de algo? O governador terá direito de resposta dado pelo secretário?
Secretário, ficou no mínimo fora de propósito esta sua colocação. É uma tática surrada. Antes que me apedrejem, eu já saio batendo. Se fosse numa nota pessoal ou do seu partido, eu até entenderia. Mas, um documento de secretário, ficou muito feio.
Estaria o secretário com medo de que alguém citasse por exemplo, o dinheiro público que é dado a alguns privilegiados órgãos de imprensa de Santa Maria para manter o prefeito no ar por horas e horas?
E mais, isto está me parecendo mais o canto do quero quero. Chamam tanto a atenção para a colaboração do MP, do Promotor, fazem um alarde tão grande. Por que isto? Estariam tentando esconder algo?
Como cidadão, pretendo ficar bem atento…
Obs. Me permito a pensar ser um documento oficial, pelo próprio conteúdo do texto.