Câmara de VereadoresEstadoInfância

EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS. Encontro pré-Jornada Estadual debate Centro de Referência

Recebi, agora à tarde, material produzido pela assessoria de imprensa do secretário estadual de Justiça, Fabiano Pereira. O tema: reunião que acontece amanhã, em Santa Maria, preparatória a mais uma Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será aberta na boca do monte no dia 26.

Mas, e o que se debaterá amanhã e quem participará do evento? Acompanhe no texto assinado por Gabriel Gabardo, a seguir:

Construção do Centro de Referência da Infância em Santa Maria abre debates da Jornada

A implantação de um Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) em Santa Maria será tema de uma reunião na manhã desta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores do município. O encontro, organizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do Estado, é preparatório à XI Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que terá abertura no dia 26 em Santa Maria.

Contando pela primeira vez com o Poder Executivo em sua organização, a jornada terá neste ano um caráter mais prático, adotando como tema “O Desafio do Financiamento e da Qualificação dos Serviços em Rede”. “Temos um bom diagnóstico acumulado em oito anos de trabalho das jornadas, e nesta edição, vamos focar na execução de projetos e no financiamento das ações em defesa das crianças e adolescentes”, explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, idealizador da jornada quando era deputado estadual, em 2003.

A reunião desta quinta-feira apresentará a experiência positiva do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre, que já conta com um CRAI há mais de 10 anos. Representantes da Delegacia da Criança e do Adolescente, do Departamento Médico legal (DML), do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Conselho Tutelar, do Ministério Público, da Secretária de Assistência Social, da Secretária de Saúde e do CRAI de Porto Alegre irão iniciar as discussões sobre a instalação dos centros de referência. 

De acordo com a diretora do Departamento da Justiça da SJDH, Rúbia Abs da Cruz, a jornada tem o papel de fortalecer a atuação em rede, proposta contemplada pelo CRAI. “Buscamos uma atuação mais qualificada nesses casos, para além dos caminhos legais, como o registro de ocorrência policial, a denúncia do Ministério Público e a própria decisão judicial”, afirma a diretora.

“A jornada buscará focar, assim, na rede de serviços que visem ao cuidado da vítima, desde o momento que o fato seja noticiado junto a educadores, serviços de saúde ou conselhos tutelares, até o atendimento relacionado à perícia médica e ao cuidado médico e psicológico”, afirma Rúbia, que coordenará a reunião desta quinta-feira.’

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo