LUNETA ELETRÔNICA. Dia do taxista, AL e imposto sobre cartões, CPI dos Transportes, Fadisma e o Peru, plantão social da Prefeitura
* Afora moções e requerimento, um único projeto de lei foi aprovado nesta terça, na Câmara de Vereadores. No caso, o que cria o Dia do Taxista.
* Interessante foi a manifestação do autor, João Kaus, para quem “taxista é uma classe especial”. E fulminou os “críticos de plantão”, que confundem motorista com taxista. Então, tá.
* Quem quiser saber mais sobre a sessão de ontem, no que toca à ordem do dia e à manifestação da Fundae, na “Tribuna Livre”, clique AQUI.
* Enquanto isso, na Assembleia, foram aprovadas três propostas, nesta terça. Uma, aliás, modifica a Constituição Estadual. Adivinha para quem sobra? Isso, acertou: você!
* PEC de Marlon Santos (PDT), com substitutivo de Gerson Burmann (também do PDT) e outros 19 deputados, foi aprovada por unanimidade.
* Ah, o que ela determina: passa a ser permitida a cobrança de imposto nas operações realizadas com cartões de crédito e débito, nos municípios em que ocorrem.
* Também por unanimidade foi aprovada a criação de Comissão Especial que acompanhará gastos com a Copa 2014, no RS. Autor: Alexandre Postal (PMDB).
* Ainda no parlamento, até metade da noite passada os senadores de oposição afirmavam ter obtido as 27 assinaturas necessárias à criação de uma CPI para investigar “indícios de corrupção no Ministério dos Transportes”.
* Pretendiam protocolar o requerimento nesta terça-feira ainda. Isso ainda não havia sido formalizado até o fechamento desta Luneta Eletrônica.
* A Fadisma, que já tinha convênio com universidade chilena para intercâmbios, fechou nesta semana uma parceria com a Universidade Wiener, do Peru.
* As duas instituições promoverão curso sobre Direitos Humanos, com uma fase em Santa Maria, outra em Lima, no Peru. Para mais informações, acesse AQUI.
* A prefeitura, em função das baixas temperaturas, tem intensificado ações de “monitoramento, recolhimento e encaminhamento a abrigos do município, de moradores de rua em situação de vulnerabilidade”.
* O trabalho mobiliza a Secretaria de Assistência Social. Até o início da tarde desta terça, a equipe da Pasta já havia recolhido pelo menos 11 pessoas.
* Do total, dois apresentavam problemas de saúde e foram encaminhados ao PA do Patronato. Os demais ao Albergue Municipal.
* A prefeitura está colocando à disposição da comunidade dois números de telefone para que informem situações desse tipo. É o que a Secretaria está chamando de Plantão Social.
* Os números disponíveis são 3223-7179 (Secretaria de Assistência Social) ou 3217-9522 (Vigilância da Prefeitura).
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.