CidadaniaInternet

PARA PENSAR. Vitor Hugo do Amaral Ferreira e os desafios que a internet impõe

“…Congregar interesses, oriundos desta aproximação, condiciona o surgimento de atritos, que demandam da ordem jurídica soluções. Mesmo que o espaço seja oportuno para novos debates, a proteção aos direitos humanos, por exemplo, e o universo gigante de temas oriundos da internet, trazem o alerta de que ainda existe uma ampla distância entre o espaço de discussão e a realidade concreta de transformações.

Esboçar um novo processo de pensar e de perceber a Sociedade da Informação como um todo integrado e não uma reunião de partes dissociadas é tarefa dos novos tempos. Parafraseando Boaventura de Souza Santos é necessário indagar “para onde vamos?”.

Por isso, um dos desafios é assegurar direitos, não apenas justificá-los. Se há o reconhecimento de direitos humanos de quinta geração, os quais derivam do direito da realidade virtual, da informática e da internet. Se assim é, falamos em direitos de liberdade de expressão e acesso à informação, bem como proteção à intimidade…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Internet.com: os desafios da rede”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador semanal deste sítio. Advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente)  na USP e  mestrado em Integração Latino-Americana, Amaral Ferreira é também, entre outras atividades, coordenador do Procon/Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo