HistóriaMeio AmbienteMemória

PARA QUEM GOSTA. Em 2 meses, começa o “horário de verão” mais longo da história

Vamos deixar claro, de pronto: o editor adora o “horário de verão”. Da mesma forma que detesta o “vento norte”. Questão de gosto. Que precisa ser respeitado, nos dois casos. E independente da opinião de cada um. Mas o fato é que, por uma circunstância objetiva – o carnaval, feriado móvel – o próximo “horário brasileiro de verão”, que começa em 16 de outubro, será o mais longo da história do País, para algumas regiões, inclusive a nossa.

Quem traz os detalhes, e essa curiosidade histórica, é o Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas, mas que também incursiona por outros temas, inclusive este. Acompanhe:

Dentro de dois meses, a volta do horário brasileiro de verão!

O horário brasileiro de verão 2011/2012 começará em 16 de outubro próximo e vai até a zero hora de 26 de fevereiro de 2012. Serão 133 dias de duração.

Um decreto (nº 6.558), de 8 de setembro de 2008, assinado pelo então presidente Lula, já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional, não mais havendo necessidade de novas normas anuais.

Pelo art. 1º do decreto mencionado “fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional, adiantada em60 minutos em relação à hora legal”.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. É justamente o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Hahahhaa Começou as briguinhas partidárias… Eu curto muito o Horário de Verão. E sou um dos poucos que gosto de Vento Norte. Meus melhores dias são de vento norte heehe

  2. Comparto o gosto pelo horário de verão.
    O importante não é a duração, poderia ser maior, tem gente que reclama quando ele termina.
    A mudança tem um aspecto economico, porem existe um aspecto socila. O dia mais comprido viabiliza certas visitas, piscinas, passeios,…
    Eu gosto.

  3. Boa noite!
    Apesar da controvérsia, eu adoro o horário de verão, claro que ele mexe muito com a gente,mas tudo tem seu lado bom e ruim, assim eu fico só com o lado bom, e quanto ao vento norte não gosto nadinha, mas Santa Maria sem ele e sem o ventinho minuano,não seria Santa Maria da Boca do Monte. Amo essa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo