Economia

POUCA COISA, MAS… Doutos reduzem a expectativa de inflação para este ano

Parece muito mais um ajuste do que qualquer outro movimento específico da economia brasileira. De todo modo, ainda que pouca coisa, quase nada, os analistas do mercado financeiro (os doutos, como o editor os chama) apontam uma queda na expectativa inflacionária para 2012.

Os resultados dessa avaliação constam do boletim Focus, editado semanalmente pelo Banco Central e divulgado nesta manhã. Os detalhes chegam através da Agência Brasil, em reportagem assinada por Kelly Oliveira. Confira:

Analistas do mercado financeiro diminuem projeção de inflação e de juros para este ano

A projeção de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial em 2011 e no próximo ano caiu. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,31% para 6,28%, este ano, e de 5,30% para 5,27%, em 2012.

Apesar da queda, a estimativa ainda está acima do centro da meta de inflação de  4,5%. Essa meta, válida para este e para os próximos dois anos, tem ainda margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é de 2,5% e o superior é de 6,5%.

Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e um dos instrumentos usados para controlar a demanda por bens e serviços é a taxa básica de juros, a Selic. A estimativa para a taxa ao final deste ano caiu de 12,75% para 12,50% ao ano. Ao fim de 2012, segue a expectativa de 12,50% ao ano, atual patamar da Selic…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo