CidadaniaCulturaEducação

QUESTÃO INDÍGENA. Exposição lançada no “Dia da Visibilidade” estará segunda no CCS/UFSM

Acompanhe material que recebi, da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, uma das entidades que apoia o trabalho em defesa da causa indígena em Santa Maria. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:

Exposição de fotos indígenas tem calendário

A 1ª Mostra Fotográfica Ignácio Arahuhy, que registra o cotidiano de índios das tribos Kaigang e Guarani, em Santa Maria, e foi lançada durante o ‘Dia da Visibilidade Indígena’, em 12 de julho, já tem um calendário para as próximas semanas. Conforme o Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), a mostra está percorrendo os seguintes locais:

02 de agosto – Hall da Unifra – Semana da Calourada 

08 de agosto – Hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

17 de agosto – Instituto Farroupilha (Ifet) – Julio de Castilhos 

10 de outubro – Sala do SESC 

18 de outubro – Exposição na Jornada Acadêmica (JAI) da UFSM 

Novembro – Cooperativa de Estudantes (CESMA), ainda sem data para abertura. 

Os registros fotográficos foram feitos no inverno de 2011 pelos fotógrafos Rafael Wilhelm, jornalista e acadêmico de História da UFSM; Luciele Rocha de Oliveira, acadêmica de Jornalismo da UFSM e Joice Guerra Zorzi, estudante do curso de História da UFSM.

Ignácio Arahuhy, que dá nome à mostra, foi a primeira liderança Guarani da região de Santa Maria e faleceu em 14 de março de 1832. Ele era cacique de um agrupamento composto por cerca de cinqüenta famílias, que situavam-se entre as atuais ruas do Acampamento, José Bonifácio , Pinheiros Machado e Praça Roque Gonzáles, na direção da Avenida Presidente Vargas (rua Ipiranga, na época). Essa pequena vila, composta de aproximadamente 50 ranchos era conhecida na época como “Aldeia”.“

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo