Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CidadaniaEducaçãoEstadoSaúdeSegurança

VONTADE POPULAR. Gaúchos votam para que Orçamento priorize investimentos em Saúde, Segurança e Educação

Como ANTECIPEI no início da noite passada, foram 13.782 os santa-marienses a participar, no último dia 10, da Votação das Prioridades para o Orçamento 2012, em processo desenvolvido e organizado pelo Governo do Estado. Na região do Corede Central, o total de votantes, entre os que foram às urnas ou preferiram a internet, chegou a 39.512.

São números, obviamente, satisfatórios. E apenas um pouco abaixo da média estadual, que computou algo como 14% dos eleitores que, voluntariamente (o voto não era obrigatório), se manifestaram acerca do que pretendem ver incluído no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Mas, quais as prioridades apontadas, afinal, pela população? Esses detalhes serão expostos nesta sexta, pela secretaria de Planejamento, condutora do trabalho. Mas já se sabe, de todo modo, que as reivindicações relativas a Saúde, Segurança e Educação foram as preferidas.

Um balanço inicial do processo, inclusive com a divulgação dos números em todo o Estado, foi feito nesta quinta-feira, pelo governador Tarso Genro, que se confessou “entusiasmado” com o resultado. Mais detalhes chegam através da assessoria de imprensa do Palácio Piratini, na reportagem de Carine Prevedello. Confira:

Participação na Votação de Prioridades atinge 14% dos eleitores gaúchos

A participação de 1,13 milhão de gaúchos na Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012 é equivalente a 14% do total de eleitores do Estado. O número foi classificado como “espetacular” pelo governador Tarso Genro, durante anúncio da totalização da apuração, na manhã desta quinta (18).

De acordo com estudiosos do tema da participação, este percentual é considerado altamente significativo. “Esses valores de participação que atingimos são muito expressivos, eu diria até surpreendentes. O interesse do povo gaúcho neste tema é muito grande, considerando que é um processo facultativo e para definições que não estão relacionadas a eleições de fato”, avalia Pedro Bandeira, doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Bandeira pesquisa os sistemas de representação e articulação regionais.

A relação do número de eleitores que votaram em cada município do Estado está disponível no arquivo em anexo (AQUI). Para o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, a adesão da população gaúcha ao processo demonstra “o fortalecimento da relação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo