É uma chance e tanto para os que desejam uma vaga na Universidade e não têm condições de bancar um curso pré-vestibular. Vem aí o “Universidade Já”, parceria entre o governo gaúcho, a Universidade Federal de Santa Catarina e a secretaria de Justiça e Direitos Umanos. E terá, claro, a intervenção da secretaria de Educação, através da 8ª Coordenadoria Regional.
É exatamente da Assessoria de Comunicação Social da 8ª CRE que chegam mais detalhes, inclusive a data de abertura das inscrições e das aulas do “Universidade Já”, para os 250 selecionados. O texto é de Luciane Moura. Acompanhe:
“Pré-Vestibular gratuito oferece 250 vagas em Santa Maria
No mês de outubro deve iniciar em Santa Maria o curso pré-vestibular gratuito “Universidade Já” que vai atender, inicialmente, 250 alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas do município. As aulas funcionarão nas dependências da Escola Estadual Cilon Rosa. O projeto será realizado através de convênio entre o Governo do Estado, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O curso preparatório que faz parte do “Programa de Oportunidades e Direitos” será desenvolvido através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que funciona junto à UFSC.
“O objetivo do convênio é proporcionar aos alunos de classes sociais mais baixas a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular que ofereça as mesmas condições de concorrência que um curso pago”, disse o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria de Educação, Antonio Cesar de Souza, interlocutor do convênio em Santa Maria.
Segundo Souza, poderão participar do projeto alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de Santa Maria. Também terão acesso ao pré-vestibular, pessoas que não estejam fazendo faculdade ou que já tenham concluído curso superior.
“Os critérios básicos de seleção serão a apresentação do histórico escolar do Ensino Médio e a renda socioeconômica familiar. Os dados serão todos avaliados, e quem tiver as melhores notas e, comprovadamente, menos condições de pagar um curso particular terá preferência para a vaga. Os candidatos não precisarão realizar nenhuma prova”, explica Cesar.
As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira (13) e deverão ser feitas através do site www.universidadejars.com.br.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
É mais um golaço do Fabiano Pereira.
Em Santa Catarina este curso tem índice de aprovação nos vestibulares de 64%.