Artigos

Buenos Aires perde “Café Richmond” – por Carlos Costabeber

Estive na semana retrasada em Buenos Aires, e passeando pela Florida, fui direto no “Richmond”, para me deliciar com a maravilhosa torta que leva o seu nome. Só que, para minha surpresa, estava com as portas fechadas, e os vidros pintados de branco.

Que decepção !

Afinal, quem passava pelo  número 458 da calle Florida não resistia em entrar. Além de sua clássica decoração ao estilo inglês, todo revestido em madeira, o Richmond integrava a lista dos bares notáveis de Buenos Aires, e fez parte do cenário boêmio nos anos da efervescência cultural da cidade.

Era um charme só, com suas cadeiras Chesterfield, sofás de couro, colunas de mármore italiano e luminárias holandesas.

E, para mim, sempre foi parada obrigatória, desde a primeira vez que fui a Buenos Aires (em “luna de miel”) em 1974, para tomar um capuccino e comer uma fatia da famosa “Torta Richmond”.

Mas, agora, essa casa fundada no longínquo 1917 e que marcou a história da capital argentina, fechou as suas portas em definitivo. Em seu lugar, estará funcionando uma grande loja da Nike.

A justificativa para o fechamento de mais um café tradicional (em 1997 já havia fechado a Confeitaria del Molino), foi a irresistível oferta para a mudança de ramo. Esses cafés e restaurantes tradicionais, geograficamente bem localizados, acabam recebendo propostas milionárias de grandes redes varejistas, e acabam desistindo da atividade.

Grande perda. “Adiós, Richmond” !!!

Outras Dicas de Buenos Aires

(1) CÂMBIO: continua muito favorável aos brasileiros. O real está sendo trocado a 2,50 pesos, imagine! Mas não troque seus Reais na Florida, pois eles estão pagando na faixa de 2,10. Ali pertinho, na  San Martin, 529 (paralela à Florida), tem a agência de turismo e câmbio oficial Columbus S/A. Sempre é a melhor cotação, e não se corre o risco de receber cédulas de pesos com problemas.

(2) “EL ESTÁBULO”: sugestão do mano Fernando, é um restaurante frequentado só por argentinos. Localizado bem no centro (Paraguay com San Martin), “El Estábulo” é a grande dica para comer a melhor carne da Argentina. E para provar o que afirmo: (1) o garçon “me humilhou”, cortando o bife de chorizo com uma colher; e (2) a gordura, que a maioria deixa de lado, é tão saborosa, que é impossível mandar de volta para a cozinha. Imperdível !!!!

(3) MUSEU DO EXÉRCITO: Localizado em frente à Praça San Martin (no final da Florida), é uma visita obrigatória para quem gosta de história militar e de armamentos. É um belíssimo acervo, mostrando a evolução da arte da guerra desde a Idade Média até os dias de hoje; e com destaque especial para a Guerra das Malvinas.

(4) “LA PAROLACCIA”: São diversas casas, sendo 3 em Puerto Madero (uma trattoria, uma especializada em cozinha mediterrânea, e uma de frutos do mar). O Paraloccia “Del Mare” é uma baita sugestão para jantar em Puerto Madero, pratos de frutos do mar frescos. O site deles é bem detalhado !

E mais uma vez, aproveite a vida e faça uma boa viagem à Buenos Aires: tudo lá é bom, bonito e (até) barato!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo