Do Ariberto. Sobre o fim das salas de cinema. E, apesar disso, a manutenção da esperança
Fazia tempo que Ariberto Sendtko, leitor-internauta-colaborador desta (nem sempre) humilde página de internet não comparecia. Pois a demora valeu a pena. Leia só o que ele escreve acerca do fim das salas de cinema comercial em Santa Maria com o fechamento, semana passada, das duas últimas, no Monet Plazza Shopping:
Cidade Cultura, o Cinema e o Vento Norte
Há muitos anos Santa Maria fazia crítica às nossas casas de cinematografia. Quando íamos assistir algum filme parecia que estávamos dentro de um ônibus velho, com seus bancos rasgados e as molas saltando, muitos sem o braço divisório e de apoio. Da mesma maneira o som era terrível, quase que inaudível.
Diversas vezes levantei da então chamada poltrona, me dirigindo à portaria, solicitando que baixassem o volume ou que simplesmente ajustassem o grave e o agudo. Além da vinda a nossa cidade quase sempre com muito atraso os lançamentos nesta arte. Sem contar o pouco declive existente em tais salas, que dependendo do tamanho da pessoa que sentava a minha frente, simplesmente era impossível visualizar a tela.
Assisti e li, em diversas oportunidades, pessoas como eu e também entendidos em cinema, falarem as mesmas coisas que estou falando. E nada foi feito. Hoje, com tristeza, a cidade cultura, a não ser por iniciativas isoladas, está sem salas de projeção.
Cultura é o ato, efeito ou modo de cultivar conhecimento. Mas nesta arte ou ciência, como vamos desenvolver esta aquisição de conhecimento se não temos aonde ir. Tenho diversos amigos que labutam nesta área, e estou preocupado, por mim, por meus filhos, por eles e pela cidade.
Em plena época do incentivo à produção em vídeo, com o festival de cinema, com o prêmio Vento Norte, a casa caiu. Estou triste, mas com esperanças.
(a) Ariberto Sendtko Filho
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.