ECONOMIA. Carvão, no RS, equivale ao petróleo do pré-sal para o Brasil, diz Valdeci
Um grupo significativo de gaúchos, ligados de uma forma ou de outra ao carvão mineral, está em Brasília, por esses dias. E, hoje, no Senado, aconteceu audiência pública que tratou do assunto, convocada pelo gaúcho Paulo Paim, do PT.
Entre os presentes, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, o deputado estadual Valdeci Oliveira. Que se manifestou a respeito, como mostra material distribuído por sua assessoria de imprensa. O texto é assinado por Sarah Souza. Confira:
“Luta pelo carvão mineral na matriz energética brasileira chega a Brasília
Em continuidade à mobilização deflagrada no início do mês, para tentar reverter a exclusão das térmicas a carvão do leilão de energia A-5, três ônibus com parlamentares, mineiros e autoridades da região Carbonífera do Estado foram a Brasília, nesta terça-feira (13). O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), foi a Brasília e participou da audiência pública presidida pelo senador Paulo Paim (PT).
Durante a audiência Valdeci destacou a importância do carvão para a economia. “Temos uma mina que, em importância, é para o Rio Grande do Sul proporcional ao que o pré-sal é para o Brasil. Depois que conheci a realidade e criamos a Frente, me tornei um militante da causa. Lutamos para que o carvão não seja mais demonizado e sim aceito como alternativa econômica”, afirmou.
O deputado petista também destacou a reunião marcada para o dia 21 com o Ministro Lobão e toda a Comissão em defesa do Carvão. “Essa é uma luta pluripartidária. Tenho certeza de que com o apoio de todos e a liderança do senador Paulo Paim seremos vitoriosos nessa causa. Brasília tem que ouvir a batida dos nossos tambores”, concluiu.
Na atividade o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT) falou que atualmente é possível trabalhar com o carvão sem oferecer riscos as pessoas e ao meio ambiente. “Em 5 anos em Candiota não foi constatado nenhum problema de saúde em criança ou idoso em virtude da queima do mineral. Não podemos prejudicar o desenvolvimento de toda uma região em virtude de uma visão distorcida”.
Na próxima quarta-feira (21), às 16h, a comitiva volta a Brasília para uma reunião com o ministro de Minas e Energias, Edson Lobão.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.