Câmara de VereadoresPolíticaSanta MariaTragédia

108 HORAS. Saída de Zinn em 45 dias e Bisogno encurralado por sua base. A ocupação vai terminar?

kiss seloA notícia mais recente você teve aqui, perto das 10 da noite: a bancada governista na Câmara de Vereadores quer a renúncia do presidente, Marcelo Bisogno. É a contrapartida à entrega da cabeça de Robson Zinn, procurador do Legislativo. Que sai, mas em 45 dias. Foi INFORMAÇÃO em primeira mão, deste sítio.

Mais cedo, perto das 7 da noite, estava disponível a segunda notícia mais importante no final deste sábado: manifestantes que ocupam as dependências do parlamento da comuna anunciaram a criação do “Movimento por Justiça”. Quem a deu conta ao distinto público foi o colega Igor Muller, no BLOGUE “Ao Vivo”, na versão online do Diário de Santa Maria. O organismo “familiares, apoiadores e segmentos que estejam engajados em busca por justice”, segundo declarou Adherbal Ferreira, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas, vai durar enquanto estiver ocupada a Câmara.

E eis o ponto em que nos encontramos neste momento, passando perto de meia hora da uma da manhã. Não falhando o bestunto do editor, são 108 horas de presença ininterrupta de militantes estudantis, politicos, movimento social e familiares das vítimas, não arredando pé de suas reivindicações.

Uma delas: a renúncia dos integrantes da CPI da Kiss – completamente desmoralizada depois da divulgação da “gravação assombrada” em que, noves fora este editor ter sido chamado de “podre” por uma bem-educada vereadora, ficou patente, não obstante os desmentidos, o que todos imaginavam ou sabiam: a Comissão só foi formada, se antecipando a idêntica iniciativa da oposição, exatamente para “não dar em nada”.

A outra: o afastamento do Procurador Robson Zinn, considerado,  pelos manifestantes, o grande articulador da CPI, entre outras, digamos, acusações.

Agora, as questões: admitindo-se que, como a CPI está mesmo sem rumo já está totalmente desmoralizada,e portanto a reivindicação perdeu muito de seu sentido, a saída de Zinn em até 45 dias, será suficiente e aceita pelos que estão na Câmara?

Outra: Marcelo Bisogno, intimado pela bancada governista, que o elegeu, renunciará, abrindo caminho para João Kaus (PMDB) assumir e, segundo uma interpretação do regimento interno da Câmara, convocar nova eleição em três dias?

Pooois é. Há um longo domingo pela frente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @RogerioFerraz

    Acho que deve ser imediata a saída, devido ao desgaste
    e se em troca querem a cabeça do presidente, o procurador deveria sair em 12 dias no máximo, em deboche ao PDT e a toda sociedade.

  2. Acho que é mais um deboche este negócio de 45 dias. Deboche aliás que foi a tônica dos governistas desde o início deste processo de averiguação dos fatos da boate.
    Estaria o ainda Procurador tentando demonstrar uma força que já não lhe pertence mais? “Só saio se, e quando eu quiser!”
    Se ele quer provocar o PSDB, dizendo que só sai em 45. Poderia, pelo menos, ter provocado o PT. Assim, seriam somente 13.

  3. Pois é, pois é, ta na hora, é já é tarde de nossos veradores trabalharem pela cidade, buscarem o que fazer, justificarem seus salários, ao invés de fazerem fofocas e chamando pessoas sérias de “podre”, mas pode ficar tranquilo, os podres lá, estao caindo……

  4. Senhores da Associação:Por favor não caiam nessa de 45 dias. Vocês estão lidando com velhas e nem tão velhas raposas, experts no ENROLAR AGORA PARA LEVAR VANTAGEM LOGO ADIANTE.Portanto, suas reivindicações devem ser conduzidas para o IMEDIATO.Há 153 dias vocês estão sendo tapeados.

  5. Reitero Claudemir, pois é importante atentar isto!

    Na 2ª metade da sessão legislativa , por força do art.41, §5º, não será obrigatório ter eleições para Mesa em caso de renúncia do Presidente. Esta é uma possível jogada da bancada governista.

    Já imaginaram se aceitam os movimentos aceitam os 45 dias para despedida do procurador, o Marcelo Bisogno renuncia e como não é preciso fazer nova eleição, o Joao Kaus fica de Presidente e não exonera o Procurador, presidente do seu partido, pois o trato era com o Bisogno?

    O procurador deveria parar de constranger o parlamento, seu partido, sua base, seu prefeito e sua família e se exonerar na segunda-feira, ficaria menos vexatório!

    Procurador, o senhor disse no Jornal que não depende do cargo público, tem sua profissão e sai se quiser, então, por favor, por Santa Maria que está calejada, tome uma atitude honrada e peça para sair!

  6. POOOOOOOOOOOOOOOissssssssssssssss é mesmo caro Claudemir, há que acreditar que as coisas possam tomar novos rumos. Tenho para mim, com eu mesma (conforme a brincadeira) que o parlamento municipal acordou para a realidade do que o Brasil inteiro está postulando nas ruas, praças e avenidas. A quase insana sensação de que nada acontece aos políticos neste país caiu por terra. Agora, ou se pautam por uma conduta SUECA de agir, ou as urnas darão respostas que eles não vão gostar de conhecer. Assim eu espero. E aos ocupantes da Câmara, meu apoio e reconhecimento de uma luta legítima e transparente. O contrário do que se tem visto no Legislativo. mas vamos em frente. Parabéns .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo