A integração dos países do Mercosul não se dá apenas pela via econômica – aliás, fundamental. Também na cultura isso acontece. Pelo menos é o objetivo do governo do Estado, através da secretaria da área, via Instituto Estadual de Cinema – que tem o santa-mariense Luiz Alberto Cassol como diretor.
E como isso pode acontecer, na prática? Bueno, talvez os dois eventos que começam na quinta-feira, em Porto Alegre, consigam trazer algumas respostas. Acompanhe os detalhes, no material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto é de Mônica Kanitz. A seguir:
“Cinema do Mercosul em debate na Casa de Cultura Mario Quintana
A I Mostra de Cinema Contemporâneo do Uruguai e do I Seminário de Produção e Cooperação Cinematográfica do Mercosul, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), acontecem este semana em Porto Alegre. Os eventos serão abertos na quinta-feira (08), em uma cerimônia marcada para as 18h, na Sala Eduardo Hirtz, térreo da Casa de Cultura Mario Quintana.
Durante a cerimônia, que vai reunir autoridades e convidados do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e Paraguai, será assinado um protocolo de intenções que vai firmar algumas diretrizes do acordo de cooperação entre o Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai (Icau) e o Ieince. Na sequência, às 20h, abrindo oficialmente a mostra de filmes uruguaios, será exibida a película Réus, uma co-produção entre Brasil e Uruguai assinada pelos diretores Eduardo Piñero e Alejandro Pi. O filme, uma das maiores bilheterias do cinema uruguaio, ainda é inédito no circuito comercial brasileiro. O encontro e a sessão são abertos ao público…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.