Uma nota curta, publicada no início da noite desta quinta, no sítio da UFSM, dá conta da liberação do prédio da reitoria, pelos estudantes que o ocupam, desde a invasão do meio da semana passada. Também informa acerca de novo encontro entre as lideranças estudantis e da instituição, o que decve ocorrer nesta sexta.
A seguir, você lê a íntegra da nota da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Logo depois, o editor divulga texto (que tem também a versão estudantil) produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, que apoia o movimento do alunado. O texto é de Fritz R. Nunes (com informações do jornal A Razão). A foto é do arquivo da Sedufsm. Confira as duas matérias:
“Acesso ao prédio da reitoria está liberado
Em torno das 17h desta quinta-feira (8), a comissão de negociação dos estudantes se comprometeu a desobstruir o acesso ao prédio da reitoria da UFSM. A decisão segue as orientações propostas em documento elaborado pela Comissão Paritária de Diálogo, composta por membros da administração da UFSM, e entregue aos estudantes no início desta tarde.
Dessa forma, os servidores que trabalham no prédio da reitoria terão acesso aos seus locais de trabalho a partir da sexta-feira (9). Nesse mesmo dia, a comissão dos membros da administração espera receber um documento com as reivindicações dos estudantes.”
“Estudantes liberam porta da reitoria da UFSM…
…Em assembleia na tarde desta quinta, 8, os estudantes da UFSM que ocupam o saguão do prédio da reitoria desde a quinta, 1, decidiram destravar as portas, que haviam sido trancadas na última segunda, 5. A decisão, colocada em votação pelo DCE, não foi consensual. Alguns diretórios acadêmicos como os da Educação Física e o da Medicina, e grupos estudantis como ‘Barricadas’ e ‘Juntos’, eram contrários à abertura das portas, tendo em vista que não estavam satisfeitos com as respostas da reitoria. No momento da votação, contudo, preferiram a abstenção.
Os representantes da reitoria, encabeçados pelo vice, Dalvan Reinert, disseram aos estudantes que a negociação só continuaria se as portas fossem abertas. Sobre uma ameaça de que seria pedida a “reintegração de posse” do prédio, o DCE não confirma, apenas destacou pelo twitter, respondendo à SEDUFSM, que existiam “rumores” sobre essa possibilidade.
Diante do impasse, a maioria dos estudantes optou por manter o acampamento, mas com as portas abertas ao trânsito de pessoas na reitoria. Uma nova reunião entre a comissão de estudantes e a Administração deverá acontecer nesta sexta, 9, por volta das 9h, procurando dar sequência à negociação. Na terça, 6, os negociadores do reitor entregaram documento com respostas às reivindicações dos estudantes que, contudo, entenderam que era insuficiente o que havia sido colocado no papel…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.