Os dados são relativos aos primeiros oito meses do ano. E são auspiciosos, se observados como um todo. Afinal, constata-se o crescimento das vendas gaúchas para o mercado externo, alavancadas sobretudo pela agropecuária: soja (especialmente) e trigo puxando a fila. E o acréscimo é superior à média nacional, o que entusiasma os gestores econômicos.
Ah, os detalhes, inclusive numéricos, foram apresentados nesta quarta-feira, pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). E eles estão, também, em material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Carine Prevedello, com foto de Flávio Fachel. Acompanhe:
“Exportações do Rio Grande do Sul crescem 27,9%
As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 27,9% nos primeiros oito meses de 2011. O índice foi divulgado na manhã desta quarta-feira (21), pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), vinculada à Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. No total, o Rio Grande do Sul acumulou US$ 12,9 bilhões em exportações até agosto. A ampliação do volume de exportações, que foi de 7% no Estado, é maior do que o percentual verificado no índice nacional, de 2,9%. Com estes números, o RS mantém-se como o quarto maior Estado exportador do País, abaixo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
De acordo com o economista Bruno Breyer Caldas, que apresentou o estudo do Núcleo de Produtos Estatísticos da FEE, o cálculo de aumento do volume de exportações é um dos principais indicadores, por dimensionar a quantidade de carga. “Aumentar o preço não tem impacto no crescimento, mas se aumentarmos as exportações em volume, o Rio Grande do Sul está se inserindo em competividade com os outros estados: é um bom indicador de produção”, ressalta. O crescimento das exportações do Estado em volume (7%) foi superior à média nacional (2,9%)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.